Comunicado de Imprensa

Yola Pinto e Simão Costa estreiam espetáculo de dança e música no Pavilhão do Conhecimento

03 de Fevereiro de 2022



A bailarina e coreógrafa Yola Pinto e o pianista e compositor Simão Costa celebram uma década de colaboração artística e apresentam a sua nova criação conjunta: ENcode_we ́ve got others under our skin. Trata-se de um espetáculo que une a dança e a música com estreia no Pavilhão do Conhecimento a 5 de fevereiro, sábado, às 19.00, integrando uma semana dedicada à dupla de artistas que se apresenta sob o signo YPSC.TRANSDUCTION. De 1 a 6 de fevereiro, também o seu primeiro projeto conjunto, c_Vib - cymatics Vibrating interacting Boards, composto por quatro esculturas sonoras que o público é desafiado a ver, ouvir e tocar, poderá ser (re)visitado no Pavilhão do Conhecimento. O acesso ao espetáculo e à exposição são gratuitos.

 

ENcode_we ́ve got others under our skin desdobra o modelo clássico da criação de um espetáculo na área transdisciplinar das artes performativas, reunindo artistas e instituições de Arte (música - artes performativas - artes visuais) e Ciência, que refletem, na sua diversidade, a abordagem transversal da pesquisa desta dupla de artistas. O palco surge como se de uma sala de exposição se tratasse, na qual não há visitantes nem visitados, nem objetos nem sujeitos: todos são e fazem parte de um mesmo ecossistema interdependente. Testa-se uma abordagem a um novo conceito de ecologia, enquanto ato colaborativo de todos os organismos que o constituem. 

 

Com percursos artísticos estabelecidos e reconhecidos nas áreas da música e dança, respetivamente, Yola Pinto e Simão Costa trabalham em parceria desde 2011. Este trabalho tem vindo a estruturar-se através da pesquisa apaixonada pelos processos físicos do som e da natureza multifacetada dos mecanismos de escuta, seja a partir de um corpo que dança ou de dispositivos que foram criados especificamente para cada criação. Nos últimos 10 anos, e enquanto dupla, têm investido na relação entre arte e ciência, numa ação não raras vezes provocatória no que respeita ao binómio espaço performativo - espaço expositivo.

 

Mais informações aqui

 

 

Para download 

- Dossier de Imprensa - 10 anos Yola Pinto e Simão Costa

- Fotografias 


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo