O concurso de alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola abre amanhã, dia 20 de outubro, e decorre até ao próximo dia 30 de dezembro. É dirigido aos estabelecimentos de ensino público de todas as regiões de Portugal Continental (agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas), desde a educação pré-escolar ao ensino secundário e ao ensino profissional.
O Programa Impulso Jovens STEAM, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica no ensino básico, secundário e profissional através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.
Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento dirigidos a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, que têm como objetivo fomentar o acesso a práticas científicas inovadoras e promover a educação e a cultura científicas. São o resultado de parcerias sólidas com universidades, centros de investigação, museus e centros de ciência, empresas, associações e ONGs que fomentem a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade.
A Rede de Clubes Ciência Viva na Escola é uma iniciativa conjunta da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Direção Geral de Educação.
Por ocasião da abertura da 2.ª edição do concurso Ciência Viva na Escola, a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitam amanhã, às 10.30, a Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos. Estarão presentes estudantes deste estabelecimento de ensino e da Escola Secundária Quinta do Marquês e parceiros dos Clubes Ciência Viva destas duas escolas, nomeadamente investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB)