Comunicado de Imprensa

Energia verde é o tema da terceira “Gago Conference on European Science Policy”

14 de Outubro de 2021



Gago Conference on European Science Policy
15 de outubro · 10.00 · Evento híbrido
Nicósia · Chipre | Cyprus Institute


A terceira “Gago Conference on European Science Policy” decorrerá amanhã, sexta-feira, 15 de outubro, das 10.00 às 18.00 (hora portuguesa), em Nicósia, no Cyprus Institute, e é dedicada aos desafios da transição verde. Será um evento híbrido com transmissão on-line em www.cienciaviva.pt.

“Greening Europe: the next challenge for science and science policy - Making citizens an integral part of European science and technology systems” é o debate que atrai à capital do Chipre governantes, cientistas, membros da Comissão Europeia e dirigentes das mais importantes organizações europeias, como a ESA - Agência Espacial Europeia, o UNDP - Human Development Report Office, a FCH JU - Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking, o Air Centre e o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, da Universidade do Porto.

Nesta edição será debatido o papel fundamental dos cidadãos na transição para uma energia verde - em linha com a investigação em ciência e tecnologia - e o impacto positivo desta mudança de paradigma não só em termos ambientais mas também para a recuperação da economia, para a sociedade e também para o bem-estar das populações.

A iniciativa é composta por duas mesas redondas – “Indústria verde: os desafios da ciência e do emprego para uma Europa mais verde, digital e social” e “Planeta verde e cadeias agroalimentares: a importância do papel dos cidadãos no rumo dos sistemas europeus de observação da Terra" - e contará com a presença de Alexandre Quintanilha (investigador e membro da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território), Pedro Conceição (diretor da Human Development Report Office - UNDP), Bart Biebuyck (diretor executivo do European Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking - FCH JU) e Simonetta Cheli (Head of Strategy, Programme and Coordination Office da ESA Earth Observation), sendo organizada por Manuel Heitor (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Rosalia Vargas (Presidente da Ciência Viva) e Costas N. Papanicolas (CEO do Cyprus Research and Educational Foundation). Inclui ainda a presença de Graça Carvalho (membro do Parlamento Europeu), Prodromos Prodromou (ministro da Educação e Cultura do Chipre) e Pedro Russo, coordenador do grupo de investigação sobre Astronomia e Sociedade, da Universidade de Leiden, e membro da direção da Ciência Viva.

A sessão será também marcada pela atribuição do nome do investigador José Mariano Gago ao Salão Nobre do Cyprus Institute, e também pela apresentação dos novos Prémios Gago Awards in European Science Policy.

As Gago Conferences on European Science Policy homenageiam o legado de José Mariano Gago e mobilizam o debate atual sobre algumas das questões mais críticas que marcam as políticas públicas de ciência na Europa. Estas conferências procuram reforçar a cooperação internacional nas áreas da ciência e tecnologia europeias para aumentar o seu impacto à escala global. As primeiras edições tiveram lugar em 2019: a primeira foi dedicada à investigação do cancro na Europa e foi realizada no i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (Porto), e a segunda edição teve lugar em Viena, onde foi debatido o papel dos cidadãos no rumo da ciência e da inovação na Europa em áreas como a inteligência artificial e a big data.

Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo