Comunicado de Imprensa

Férias com Ciência no Pavilhão do Conhecimento: aventura e segurança em doses redobradas

05 de Julho de 2021



As inscrições estão abertas!
Para mini-cientistas dos 6 aos 12 anos


Programar um robô? Construir uma insectolândia? Fazer um gelado sem a ajuda de um frigorífico? Vestir o fato de um astronauta ou de um detetive forense? Tudo isto e muito mais está nas Férias com Ciência do Pavilhão do Conhecimento.

De 12 de julho a 10 de setembro, abrimos as nossas portas aos pequenos exploradores e convidamos os mais curiosos a descobrirem o mundo ao seu redor através de experiências, atividades práticas, jogos, visitas a exposições e programas que incluem a Cozinha é um Laboratório, o Cantinho da Ciência, a grande oficina DÒING e o Laboratório. As inscrições estão abertas!

Nunca é demais lembrar que as Férias com Ciência cumprem com rigor todas as regras da Direção-Geral da Saúde porque à solta só queremos as ideias e a curiosidade dos mini-cientistas.

 

 

DESTAQUES

• As plantas representam um dos maiores grupos de seres vivos do Planeta Terra. Nestas férias iremos aprender como preservá-las e à lupa diferenciá-las! Vamos ainda conservar a biodiversidade e construir uma verdadeira “insectolândia” numa fascinante viagem pelo mundo dos insetos e outros invertebrados.

• Qual a distância entre a tua casa e o Pavilhão do Conhecimento? Será que se compara com a distância da Terra até Marte ou da Terra ao Sol? Prepara-te para partir numa missão até Marte, à boleia de uma série de curiosidades sobre o Sistema Solar.

• Fãs de gelados: mãos no ar!

O nosso quotidiano está cheio de objetos de tamanho muito reduzido. Será que com materiais do dia a dia vamos conseguir observá-los ao pormenor? Depois destas descobertas, e num dia de calor, sabia mesmo bem um gelado mas não temos congelador... Será que em poucos minutos conseguimos fazer um gelado? Vamos descobrir a ciência por trás desta receita.

• O Pavilhão do Conhecimento está repleto de mistérios: será que estás preparado para ser um detetive da ciência e traduzir as mensagens criptográficas? Numa aventura onde a matemática não pode faltar, descobre qual a tua missão e põe à prova as tuas capacidades de investigador forense. Preparado para solucionar os enigmas? Rápido, não há tempo a perder!

• De que se alimentavam os marinheiros na época dos Descobrimentos? Vamos recuar até essa época e aprender mais sobre os hábitos de vida e a alimentação dos exploradores do mar, preparando a seguir umas deliciosas bolachas marinheiras, a principal refeição dos marinheiros. Já de barriga cheia, iremos embarcar numa aventura na regata de 2021.

• Um pequeno robô que obedece aos teus comandos? E que segue rigorosamente os percursos? Depois de aprender um pouco mais sobre os sinais de trânsito e as principais regras de segurança rodoviária, vamos programar um Ozobot com códigos de cores, capaz de seguir e respeitar o código da estrada. Aproveitando o tráfego iremos construir carros para andar numa estrada especial e perceber se existe relação entre o tipo de rodas e a estrada. 

Isto e muito mais para explorar nas Férias com Ciência!

 

As inscrições estão abertas!
Os utilizadores do Cartão Circuitos Ciência Viva usufruem de 10% de desconto.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo