Comunicado de Imprensa

Ciência 2021: 28, 29 e 30 de junho. Inscrições abertas para o grande encontro nacional da comunidade científica

21 de Junho de 2021



Já estamos em contagem decrescente para o Ciência 2021 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, que terá lugar de 28 a 30 de junho. O Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, volta a receber a maior reunião anual de investigadores portugueses, que conta também com a participação de empresários, decisores políticos, estudantes e professores de todos os níveis de ensino.

A iniciativa é promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Este ano o país convidado é a França, que participará ativamente no programa, destacando o intercâmbio e a forte cooperação científica existente entre os dois países. O formato de transmissão será novamente híbrido, com algumas sessões exclusivamente presenciais e outras, em particular as plenárias, simultaneamente presenciais e online. As inscrições já estão abertas.

A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia” é o mote para os principais desafios e oportunidades da ciência que se faz em Portugal e na Europa no ano que atravessamos. Do futuro do emprego à exploração espacial, à transição digital e às alterações climáticas, serão vários os temas para um diálogo que se espera vivo e dinâmico entre todos os participantes.

Ciência 2021 será composto por diferentes tipos de sessões: plenárias (com transmissão live streaming) e temáticas, e também comunicações, demonstrações e posters on-line. As seis sessões plenárias cobrem as principais dimensões do tema central do evento: no contexto incerto associado à pandemia da COVID-19, questões como o posicionamento da ciência e da economia no quadro do Plano de Recuperação Económico abrem espaço para o debate de ideias. Estas apresentações contam com a participação de oradores com percursos internacionalmente reconhecidos nas suas áreas como Sangeeta Bhatia, professora no MIT e empreendedora na área da indústria informática para inovação médica, o astronauta Jean-Jacques Favier, que participou em experiências científicas de agências espaciais como o CNES, a ESA, a ROSCOSMOS e a NASA, e Kathrin Jansen, vice-Presidente da Pfizer que participou no desenvolvimento primeira vacina contra a COVID-19 autorizada internacionalmente.

O programa inclui ainda 26 sessões temáticas em paralelo, dando palco às parcerias internacionais de universidades, empresas e outras entidades nacionais. Os bolseiros das instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) portuguesas, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, terão uma forte participação on-line através da apresentação de posters que ficarão disponíveis no site e na aplicação do Ciência 2021.

David Braga Malta (fundador da LiMM, Cell2B e BoostPharma), Marta Oliveira (especialista em segurança de lançadores no Porto Espacial Europeu com a Vitrociset) e Paula M. Alves (CEO do iBET e professora na Universidade NOVA de Lisboa - ITQB e FCT-NOVA) compõem a comissão organizadora desta edição.

Convidamos os meios de comunicação social a assistirem presencialmente a esta iniciativa, que cumpre com rigor todas as regras da Direção-Geral da Saúde previstas para eventos.

Inscrições e Programa em atualização permanente em www.encontrociencia.pt/2021

 
Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo