Comunicado de Imprensa

O que fazer com o lixo espacial? Como podemos resolver este problema

18 de Junho de 2021



Bruno Carvalho é o próximo convidado do Espaço à Quarta
23 junho · 19.00 · Sessão on-line


No momento em que está a ler este texto há milhares de satélites inativos e centenas de milhões de objetos mais pequenos a orbitar a Terra. Quais os riscos e o que podemos fazer para resolver este problema?

Bruno Carvalho, diretor da D-Orbit e da Ilex Space, é o convidado da próxima sessão de “Espaço à Quarta”, no próximo dia 23 de junho, às 19.00. Engenheiro da Computação e Electrónica do Instituto Superior Técnico, desempenhou vários cargos de liderança no setor espacial, tanto em Portugal como no estrangeiro. A moderação estará a cargo de Inês d’Ávila, responsável por projetos na área da segurança espacial, da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.

O investigador dirige a Ilex Space desde 2017, ajudando a preparar empresas para o “Novo Espaço”. A criação de novos serviços, que resultam da democratização do acesso ao Espaço, têm de estar sempre associados à responsabilidade do descomissionamento dos satélites, ou seja - o processo de remoção de um equipamento - no final da sua vida útil. Por isso, empresas como a D-Orbit, são essenciais para resolver o problema do lixo espacial.

Bruno Carvalho vai mostrar-nos como a Terra precisa da tecnologia espacial, e como podemos continuar a usufruir do acesso ao Espaço e dos serviços prestados à sociedade.

Espaço à Quarta conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações do Espaço na nossa vida. Todas as sessões são transmitidas e ficam registadas no YouTube da Ciência Viva. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.

 O Espaço à Quarta é uma organização do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Portugal Space.

 

Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo