Comunicado de Imprensa

Creative Industries for Europe: Launching the Lisbon Manifesto | 17 jun · 14.00 · Sessão on-line

15 de Junho de 2021



Citizen-centered, Research-driven
Creative Industries for Europe: Launching the Lisbon Manifesto

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
17 de junho 2021, 14.00 – 16.30 | Sessão on-line em inglês


Mesa-redonda europeia sobre a importância da investigação e da inovação para as indústrias criativas, co-organizada pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em colaboração com o Parlamento Europeu e com a Comissão Europeia.

O Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva será palco de um encontro de vários artistas, músicos e designers portugueses e internacionais, gestores culturais e decisores políticos que tem como objetivo estabelecer o diálogo entre as indústrias criativas, a comunidade científica e a sociedade, para uma Europa mais inovadora e mais digital.

Manuel Heitor (ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Christian Ehler (membro do Parlamento Europeu) e Rosalia Vargas (presidente da Ciência Viva) serão os primeiros subscritores do Manifesto de Lisboa, que será entregue a Mariya Gabriel (comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude) e cujo objetivo central é a criação de uma Parceria de Património Cultural que vincula várias iniciativas nacionais e também da União Europeia, previstas para o Horizon Europe (2021-27).

Os maiores ativos da Europa dependem das indústrias culturais e criativas, que desempenham um papel essencial para as gerações futuras. Os desafios emergentes, impulsionados pela pandemia da COVID-19, devem fomentar a promoção da identidade e da coesão europeias, o emprego europeu, a resiliência económica e o crescimento inteligente, bem como fortalecer a Europa como ator global na promoção da investigação e da inovação. Estas indústrias incluem áreas que vão desde o audiovisual, a música e o cinema, até à arquitetura, design, moda e património cultural, que abrangem cerca de 12 milhões de empregos na Europa, representando mais de 7,5% da população europeia.

Esta sessão on-line apela a uma ação coletiva em toda a Europa, no sentido de uma abordagem abrangente das indústrias criativas, centradas no cidadão, e que engloba quer a investigação fundamental em ciências humanas, informática e ciências naturais, entre outras disciplinas, como a pesquisa orientada para o mercado e a inovação em todas as áreas da sociedade. Esta ação é fundamental para tornar Portugal e a Europa mais inovadores, mais resilientes, mais sociais, mais digitais, mais verdes, e mais globais.

 
 
 
 
Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo