Comunicado de Imprensa

CanSat Júnior: Os miúdos têm cá uma lata!

07 de Junho de 2021



Já estamos em contagem decrescente para o lançamento da final do CanSat Júnior Portugal 2021, que terá lugar no dia 19 de junho, entre as 9.30 e as 18.30, no Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia.

Cerca de 60 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de todo o país, acompanhados pelos seus professores, irão lançar os CanSats que construíram na escola. Cada CanSat é um modelo funcional de um microssatélite, cujo sistema base (antena, bateria e sensores) terá de estar integrado no volume equivalente ao de uma lata de refrigerante. Participam nesta final oito equipas. Esta é a versão júnior do CanSat Portugal, direcionado aos alunos dos 7º, 8º e 9º ano para os estimular a seguirem as áreas científicas no ensino secundário e, mais tarde, prosseguirem estudos universitários.

O júri que avaliará os projetos tem a participação de Ricardo Conde (Presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space), Rui Agostinho (astrofísico e professor universitário - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço), Máximo Ferreira (astrónomo e diretor do Centro Ciência Viva de Constância), Sérgio Reis Cunha (professor auxiliar no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto),Ana Noronha (diretora executiva da Ciência Viva) e os consultores técnico-científicos do CanSat Júnior, Filipe Almeida e André Breda (alumni do CanSat Portugal).

No final da tarde, os microssatélites serão lançados de uma altura de 100 metros. Os alunos terão de comunicar com o satélite e, tal como num verdadeiro projeto espacial, recolher dados científicos durante a descida.

A equipa vencedora irá participar na próxima edição do CanSat Portugal, que terá lugar em Ponte de Sor de 1 a 5 de setembro deste ano.

CanSat Júnior Portugal é organizado pelo ESERO Portugal, um projeto educativo da ESA e da Ciência Viva com o apoio da Agência Espacial Portuguesa.

Convidamos os meios de comunicação social a assistirem presencialmente à final do CanSat Júnior. Esta iniciativa cumpre com rigor todas as regras da Direção-Geral da Saúde previstas para eventos.

 
 

PROGRAMA

9.30 - 11.30
Apresentações iniciais: durante a manhã, cada equipa fará uma apresentação prévia do seu trabalho perante o júri.

11.40 - 12.30 | 14.45 - 16.00
Lançamentos dos CanSats a partir de um drone.

17.00 - 18.15
Apresentações finais: após os lançamentos, as equipas terão tempo para se prepararem para apresentarem os seus resultados perante o júri.

18.15
O vencedor da competição será anunciado no final pelo júri da competição.

 
Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo