Os astronautas também podem adoecer quando estão no Espaço. Que preparação têm os médicos para estas situações? Podem realizar exames ao sangue em ambientes de micro-gravidade?
Thais Russomano, médica aeroespacial e fisióloga espacial brasileira é a convidada da próxima sessão de O Espaço à Quarta, no próximo dia 26 de maio, às 19.00. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil, tem mais de 30 anos de experiência em ensino e investigação em Medicina Aeroespacial, Fisiologia Espacial, Biomedicina Aeroespacial, Engenharia Biomédica Aeroespacial e Telessaúde. O seu percurso passou por instituições como o King’s College, no Reino Unido, a Aalto University, na Finlândia e, em Portugal, o Centro de Medicina Aeronáutica da Força Aérea Portuguesa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
A investigadora fundou e coordenou durante mais de uma década o Centro de Pesquisa em Microgravidade (MicroG) da sua universidade, transformando-o num centro de referência internacional no estudo da Fisiologia Espacial Humana e Engenharia Biomédica Espacial. Liderou uma equipa internacional que testou um equipamento para realizar análises ao sangue no Espaço. Dirige também duas empresas ligadas ao Espaço, a InnovaSpace (Reino Unido) e a International Space Medicine Consortium Inc. (EUA).
A moderação estará a cargo de Ana Noronha, diretora executiva da Ciência Viva.
O Espaço à Quarta conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações do Espaço na nossa vida. Todas as sessões serão transmitidas mensalmente no YouTube da Ciência Viva. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.
O Espaço à Quarta é uma organização do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Portugal Space.
|