As bases espaciais habitadas por humanos poderão acontecer já nesta década. Como poderemos fazer face aos problemas resultantes da longa permanência de humanos no Espaço, nomeadamente no que diz respeito à alimentação? Será possível saborear bifes numa base lunar? E porque não cultivá-los?
Vítor Espírito Santo, diretor de Agricultura Celular na Eat JUST, em Silicon Valley, nos Estados Unidos, é o convidado da próxima sessão de "O Espaço à Quarta" no próximo dia 28 de abril, às 19.00. Engenheiro Biomédico da Universidade do Minho, é especialista em medicina regenerativa para a reparação de tecidos ósseos e de cartilagem. Trabalhou no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), mais especificamente no grupo de modelos celulares avançados. Em 2018 optou por uma mudança profissional e trabalha desde então para a indústria de biotecnologia alimentar. Atualmente coordena a área de investigação da Eat JUST na produção de carne cultivada em laboratório e supervisiona todo o processo, desde a escolha das células iniciais até ao desenvolvimento final do produto. É também responsável pelos contactos com investidores, comunicação social e agências reguladoras internacionais para a aprovação deste tipo de alimentos.
Vítor Espírito Santo irá ajudar-nos a perceber melhor como é feita a investigação sobre o desenvolvimento de um produto que poderá chegar um dia aos pratos dos consumidores. O desenvolvimento de produtos alimentares mais sustentáveis, as questões relacionadas com o ambiente e com a ética animal também farão parte deste debate.
A moderação da sessão estará a cargo de Ana Noronha, diretora executiva da Ciência Viva.
O Espaço à Quarta conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações do Espaço na nossa vida. Todas as sessões serão transmitidas mensalmente no YouTube da Ciência Viva e em simultâneo no YouTube da Agência Espacial Portuguesa. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.
Espaço à Quarta é uma organização do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Portugal Space.
|