Comunicado de Imprensa

Será possível comer carne cultivada em laboratório numa base lunar? E num restaurante? Vítor Espírito Santo é o próximo convidado do Espaço à Quarta

29 de Abril de 2021



Será possível comer carne cultivada em laboratório numa base lunar? E num restaurante?

Vítor Espírito Santo é o próximo convidado do Espaço à Quarta
28 abril · 19.00 · Sessão on-line

As bases espaciais habitadas por humanos poderão acontecer já nesta década. Como poderemos fazer face aos problemas resultantes da longa permanência de humanos no Espaço, nomeadamente no que diz respeito à alimentação? Será possível saborear bifes numa base lunar? E porque não cultivá-los?

Vítor Espírito Santo, diretor de Agricultura Celular na Eat JUST, em Silicon Valley, nos Estados Unidos, é o convidado da próxima sessão de "O Espaço à Quarta" no próximo dia 28 de abril, às 19.00. Engenheiro Biomédico da Universidade do Minho, é especialista em medicina regenerativa para a reparação de tecidos ósseos e de cartilagem. Trabalhou no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), mais especificamente no grupo de modelos celulares avançados. Em 2018 optou por uma mudança profissional e trabalha desde então para a indústria de biotecnologia alimentar. Atualmente coordena a área de investigação da Eat JUST na produção de carne cultivada em laboratório e supervisiona todo o processo, desde a escolha das células iniciais até ao desenvolvimento final do produto. É também responsável pelos contactos com investidores, comunicação social e agências reguladoras internacionais para a aprovação deste tipo de alimentos.

Vítor Espírito Santo irá ajudar-nos a perceber melhor como é feita a investigação sobre o desenvolvimento de um produto que poderá chegar um dia aos pratos dos consumidores. O desenvolvimento de produtos alimentares mais sustentáveis, as questões relacionadas com o ambiente e com a ética animal também farão parte deste debate.

A moderação da sessão estará a cargo de Ana Noronha, diretora executiva da Ciência Viva.

Espaço à Quarta conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações do Espaço na nossa vida. Todas as sessões serão transmitidas mensalmente no YouTube da Ciência Viva e em simultâneo no YouTube da Agência Espacial Portuguesa. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.

Espaço à Quarta é uma organização do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Portugal Space.

 
 

Agenda
· 26 de maio · Thais Russomano, Médica Aeroespacial e fundadora do Centro de Pesquisa em Microgravidade da PUCRS (Brasil)
· 23 de junho · Bruno Carvalho, Diretor da D-Orbit e Ilex Space

As próximas sessões serão divulgadas brevemente


Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo