Comunicado de Imprensa

Conversas sobre as Vacinas contra a COVID-19 juntam comunidade científica, Ciência Viva e público no mês em que se assinala a Semana Europeia da Vacinação

19 de Abril de 2021



Conversas sobre as Vacinas contra a COVID-19 juntam comunidade científica, Ciência Viva e público no mês em que se assinala a Semana Europeia da Vacinação
 

Começa amanhã, 20 de abril, a campanha nacional Conversas com Cientistas - Décadas de Ciência para Dias de Vacinas, uma iniciativa coordenada por um grupo de instituições científicas portuguesas em parceria com a Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Imunologia.

Neste mês em que se assinala a Semana Europeia da Vacinação (26 de abril a 1 de maio), a campanha Conversas com Cientistas - Décadas de Ciência para Dias de Vacinas representa uma oportunidade única para ser estabelecido o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade.

Com o objetivo de partilhar de que forma as vacinas contra a COVID-19 foram desenvolvidas em tempo recorde, com a garantia de eficácia e segurança, mais de 100 cientistas, de cerca de 20 instituições científicas, irão conversar com diferentes públicos. No total, cerca de 400 sessões on-line decorrerão entre os dias 20 e 30 de abril.

A primeira sessão terá lugar amanhã, 20 de abril, às 18.00, e contará com a cientista Carolina Duro (Fundação Champalimaud). Por se tratar da sessão inaugural participarão também a equipa que coordenou esta campanha, que será representada por Marta Moita (Fundação Champalimaud) e Rosalia Vargas (Presidente da Ciência Viva). O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo* (coordenador da task force do plano de vacinação contra a COVID-19) também marcará presença no arranque desta iniciativa.

Convidamos os meios de comunicação social a assistirem à sessão, durante a qual terão oportunidade de colocar questões aos cientistas.

A participação nas conversas é gratuita com inscrição prévia obrigatória em www.cienciaviva.pt

A coordenação desta campanha, bem como a curadoria dos conteúdos científicos e formação dos cientistas que realizam as sessões com o público, está a cargo de uma equipa que inclui cientistas, comunicadoras de ciência e membros da equipa da Ciência Viva: Catarina Ramos (Fundação Champalimaud), Diana Mendes Freire (Ciência Viva), Inês Domingues (Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes - iMM), Ana Mena (Instituto Gulbenkian de Ciência), João Filipe Marques (Ciência Viva), Marta Moita (Fundação Champalimaud), Daniel Nunes (Fundação Champalimaud), Helena Soares (Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School - CEDOC-NMS), Luís Graça (Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes - iMM), Maria João Amorim (Instituto Gulbenkian de Ciência) e Margarida Saraiva (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto - i3S e Sociedade Portuguesa de Imunologia - SPI).

Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo