Comunicado de Imprensa

Isabel Trigo é a próxima convidada do Espaço à Quarta

22 de Março de 2021



Como podemos afirmar que está a ocorrer uma mudança climática? Como podemos prever o tempo que vai fazer no dia seguinte com cada vez maior precisão? O que nos dizem os estudos sobre os eventos extremos e o impacto das alterações climáticas em Portugal? As respostas a estas e a outras perguntas são-nos dadas pelos satélites de observação da Terra.

Isabel Trigo, investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Instituto D. Luiz, é a convidada do Espaço à Quarta no próximo dia 24 de março, às19.00. Especialista em Climatologia de Ciclones na Região do Mediterrâneo, trabalhou na Universidade de East Anglia, no Reino Unido. Na última década tem realizado várias medições da temperatura da superfície terrestre de forma remota, através dos sensores de satélites da European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT). Isabel Trigo participou em diversos projetos nacionais e internacionais apoiados pela Comissão Europeia, Copernicus, EUMETSAT e ESA.

A moderação desta sessão estará a cargo de Carolina Sá, responsável pelos projetos de Observação da Terra da Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space.

Espaço à Quarta conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações do espaço na nossa vida. Todas as sessões serão transmitidas mensalmente no YouTube da Ciência Viva e em simultâneo noYoutube da Agência Espacial Portuguesa. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma. 

Conheça o painel de convidados e todo o programa na página dedicada ao ciclo de conversas on-line Espaço à Quarta.

Espaço à Quarta é uma organização do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space.
Agenda
· 28 de abril · Vítor Espírito Santo, Diretor de Agricultura Celular na Eat Just
· 26 de maio · Thais Russomano, Médica Aeroespacial e fundadora do Centro de Pesquisa em Microgravidade da PUCRS (Brasil)
· 23 de junho · Bruno Carvalho, Diretor da D-Orbit e Ilex Space

As próximas sessões serão divulgadas brevemente

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo