Comunicado de Imprensa

Semana Internacional do Cérebro 2021: A Pandemia e a Saúde Mental

12 de Março de 2021



Como se altera a formação de novos neurónios no cérebro em situações de stress, como a pandemia? Qual o papel do sono na nossa saúde mental? E porque morrem os neurónios?

Semana Internacional do Cérebro começa já na próxima segunda-feira, 15 de março. Esta é uma iniciativa da Dana Alliance, coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva.
A Pandemia e a Saúde Mental é o tema da edição deste ano, que tem um formato totalmente digital.

A Ciência Viva convida os meios de comunicação social a acompanharem as várias ações do programa, durante as quais terão oportunidade de colocar questões aos seus intervenientes.
 

OS NEUROCIENTISTAS VÃO ÀS ESCOLAS
15 - 20 março
Público-alvo: Escolas

O tema A Pandemia e a Saúde Mental dará o mote para a realização de palestras digitais nas escolas por neurocientistas de diferentes instituições portuguesas. Esta será uma excelente oportunidade para os alunos compreenderem melhor a estrutura e funcionamento do cérebro, bem como a importância da saúde cerebral em tempos difíceis.
>> Inscrições esgotadas
 

APRESENTAÇÃO ON-LINE DO LIVRO "CÁ DENTRO"
21 março · 11.00
Público-alvo: Famílias

A Ciência Viva promove a apresentação on-line do livro juvenil "Cá dentro - Guia para descobrir o Cérebro", pela voz das suas autoras: Isabel Minhós Martins (autora), Maria Manuel Pedrosa (autora) e‪ Patrícia A. Correia‬ (Investigadora, Universidade Americana do Cairo). 
Nesta sessão interativa, os participantes terão oportunidade de participar nos pequenos jogos e também nas explorações práticas que serão disponibilizadas durante a conversa. O objetivo será descobrir, de uma forma pedagógica e divertida, tudo sobre o nosso cérebro: como aprendemos, decidimos ou agimos, e também como nos ligamos às outras pessoas.
>> Inscrições esgotadas
 

Saiba mais sobre esta iniciativa

 

Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo