Comunicado de Imprensa

Espaço à Quarta: ESERO Portugal e Agência Espacial Portuguesa lançam ciclo de conversas on-line

25 de Janeiro de 2021



O Espaço está presente no dia-a-dia de todos nós, mesmo sem darmos por isso: para orientar as nossas deslocações, para assegurar telecomunicações, previsões meteorológicas, agricultura de precisão, gestão de recursos preciosos como água potável e para a monitorização de inundações e riscos de incêndio. 

A Ciência Viva e o ESERO Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, promovem o ciclo de conversas on-line Espaço à Quarta, sempre na quarta quarta-feira de cada mês, às 19.00, em direto no YouTube. A primeira sessão acontece já esta semana, no dia 27 de janeiro, com a participação do astronauta análogo João Lousada. A moderação estará a cargo da Diretora Executiva da Ciência Viva, Ana Noronha.

Todas as sessões serão transmitidas no YouTube da Ciência Viva e em simultâneo noYoutube da Agência Espacial Portuguesa. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.

Espaço à Quarta contará com a participação de investigadores e especialistas de empresas que trabalham em Portugal ou no estrangeiro.

Na primeira sessão, dia 27 de janeiro, vamos descobrir o que faz um astronauta análogo com João Lousada, Diretor de Voo do Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional e Comandante de missões no Fórum Espacial Austríaco, que já participou em várias missões análogas a Marte. Para além de partilhar connosco como é acompanhar o trabalho realizado num laboratório científico fora da Terra, falará sobre sua próxima missão, no deserto de Neguev, em Israel, na primeira conversa deste ciclo on-line.

No dia 24 de fevereiro abordaremos a importância do Espaço para os investigadores que estudam a ionosfera e as tempestades solares com Teresa Ferreira, Diretora do Espaço na GMV Portugal, que já participou em projetos relacionados com a tecnologia de recetores de satélites para a Agência Espacial Europeia e para a Comissão Europeia.

Isabel Trigo, Investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Instituto D. Luiz, será a convidada da sessão do dia 24 de março. Vamos conhecer a importância dos dados dos satélites de observação da Terra na monitorização da mudança climática.

Conheça melhor o painel de convidados e todo o programa na página dedicada ao ciclo de conversas on-line Espaço à QuartaAs próximas sessões serão divulgadas brevemente.

O ESERO (European Space Education Resource Office) é um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA) que usa o Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática, como forma de promover o interesse dos alunos nestas disciplinas nos níveis básico e secundário e incentivar carreiras científicas e de engenharia. Em Portugal a parceria foi estabelecida com a Ciência Viva, com sede no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo