Comunicado de Imprensa

Júlio Machado Vaz e Manuel Sobrinho Simões são os oradores da Conferência de Natal da Ciência Viva

09 de Dezembro de 2020



Que efeitos tem o stress no nosso cérebro e no nosso comportamento? Será que nos tornamos mais sociáveis, cooperantes ou empáticos em momentos de crise? E no Natal?

No dia 21 de dezembro, segunda-feira, o psiquiatra Júlio Machado Vaz e o patologista Manuel Sobrinho Simões serão os oradores da Conferência de Natal da Ciência Viva, marcada para as 19.00, no Teatro Nacional São João, Porto, e com transmissão online em www.cienciaviva.pt e Antena 1.
Será uma sessão especial de "Old Friends", podcast e programa semanal da Antena 1, com moderação dos jornalistas Tiago Alves e Miguel Soares.
Estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O mote “Somos animais sociais: a biologia do comportamento” abrirá espaço para uma discussão sobre as interações entre o comportamento social e a herança biológica, em contextos de stress ou de crise como aquele em que atualmente vivemos.

As Conferências de Natal Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. São inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Intitution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday, e destinam-se a públicos de todas as idades.


Manuel Sobrinho Simões é reconhecido como um dos patologistas mais influentes do mundo. É fundador do IPATIMUP e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, colaborando com outras instituições internacionais de referência nas áreas da patologia e do cancro. Foi Grande Prémio Ciência Viva em 2016.

Júlio Machado Vaz é médico psiquiatra e foi Professor do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
É Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Presença assídua na comunicação social, é autor de várias publicações da sua especialidade.

Tiago Alves é jornalista, realizador e autor de programas de rádio e televisão. Apresenta e coordena o magazine cultural Cinemax e os 'talk shows' Grandes Adeptos e Old Friends com emissões semanais na Antena 1, RTP2 e BTV. Desempenhou funções de programação na direção da Antena 1 e de edição de informação na TSF. Editor na revista digital de cinema Metropolis e programador no Shortcutz Ovar.

Miguel Soares é jornalista, editor e coordenador de informação na Antena 1, função que também desempenhou na TSF. Foi chefe de redação do jornal "O Comércio do Porto". É licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo do Porto.
Tem formação em redes sociais, fotografia e cinema documental. Autor do podcast “do 8 ao 80”.

Saiba mais aqui.


Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo