Comunicado de Imprensa

A Ciência Viva e a Agência Espacial Portuguesa realizam emissão on-line dedicada ao lançamento do Sentinel-6

20 de Novembro de 2020



A Ciência Viva e o ESERO Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, organizam amanhã, dia 21 de novembro, às 16.00, uma emissão on-line dedicada ao lançamento do Sentinel-6 e à importância desta missão espacial: o satélite mapeará 95% do oceano livre de gelo da Terra a cada 10 dias e fornecerá informações cruciais para a oceanografia e para o estudo da mudança climática.

A sessão será transmitida em www.pavconhecimento.pt via YouTube da Ciência Viva e em simultâneo no Youtube da Agência Espacial Portuguesa e o público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.

Diretamente do Pavilhão do Conhecimento, Carolina Sá (Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space) será a moderadora da sessão de abertura, que contará com as intervenções de Mauro Gameiro (Critical Software), Bruno Lucas (EUMETSAT) e Clara Lázaro (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).

A Ciência Viva associa-se a este evento histórico acompanhando em tempo real o lançamento do Sentinel 6.
Ricardo Conde (Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space) e Ana Noronha (Diretora Executiva da Ciência Viva) irão comentar, a partir das 16.50 (hora de Portugal Continental), o lançamento do satélite.

A missão Copernicus Sentinel-6 é o resultado de uma colaboração única entre ESA, NASA, Eumetsat e NOAA, com a contribuição da agência espacial francesa CNES. Partirá da base da Força Aérea de Vandenberg, situada na Califórnia, EUA.
Será uma ferramenta fundamental para a monitorização da subida do nível do mar, permitindo aos decisores políticos avaliar o impacte da mudança climática na vida de milhões de cidadãos.

Mais informações aqui.


Link

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo