ARBOR
Instalação interativa · Pavilhão do Conhecimento
De 24 de novembro até 13 de dezembro 2020
ARBOR (latim para árvore) é uma instalação da autoria de Ana Marques e Rui Gaspar que combina arte e tecnologia através da escultura, computação e eletrónica.
Nesta instalação interativa cada fruto representa um número, uma letra do alfabeto ou um símbolo do código escrito. O visitante é convidado a participar numa construção interativa e tridimensional de palavras e a partilhá-las em tempo real na "Árvore das Palavras", que vai ganhando forma na parede da sala e que será partilhada globalmente em www.arbor.pt.
As letras do alfabeto, os números, os símbolos do código escrito, são construtores das palavras, do texto, que evidenciam o conhecimento de uma língua. Na nossa, na de Camões ou em qualquer uma outra, o momento imediato ao da escrita, na letra seguinte, tornam-se passado, projetando num futuro mais ou menos longínquo, transmitido em diversos suportes, tangíveis ou não tangíveis, o conhecimento humano.
Os autores Ana Marques e Rui Gaspar
Como funciona?
ARBOR representa uma árvore onde os seus frutos são elementos interativos sensíveis à proximidade da mão: 24 letras, 10 números e alguns símbolos do código escrito.
A escrita é feita através da aproximação da mão a cada uma das letras, provocando a iluminação do “fruto” e o seu registo no ecrã da “caixa da fruta”. Após o “enviar” da palavra escrita, é construída uma “Árvores de Palavras” virtual.
Partilhe a sua experiência nas redes sociais.
Use as hashtags #pavilhaodoconhecimento · #cienciaviva