Comunicado de Imprensa

Dia Mundial do Animal: visita a museus é uma experiência que agrada a tutores e amigos de quatro patas

01 de Outubro de 2020



O Pavilhão do Conhecimento é desde 2017 um museu pet friendly permitindo que, no primeiro domingo de cada mês, os visitantes se façam acompanhar dos seus animais de companhia. Já que, agora, os animais não nos podemos visitar, no próximo domingo, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, divulgaremos os resultados do estudo “Visita a uma exposição com cães: efeitos em cães, tutores e visitantes”, realizado no Pavilhão do Conhecimento, e que revela que a experiência de visita foi amplamente positiva para todos os intervenientes. A sessão presencial terá lugar às 11.30, com transmissão em direto via YouTube e a participação da investigadora responsável pelo estudo, a bióloga e consultora de bem-estar animal Leonor Galhardo.

Este estudo preliminar foi realizado entre março e agosto de 2018, no âmbito de uma parceria entre a Ciência Viva e o ISPA – Instituto Universitário e contou com a participação de 119 visitantes (39 dos quais acompanhados pelos seus cães) e 32 elementos da equipa do Pavilhão do Conhecimento. A análise das respostas a questionários e das observações comportamentais realizadas permitiu apurar que, em geral, os participantes do estudo consideraram benéfica a visita com cães ao Pavilhão do Conhecimento. Mais de metade dos inquiridos manifestou-se agradado ao ver animais na companhia dos seus tutores, numa atividade não específica para eles, e apenas um número residual de visitantes (6%) revelou receio de cães ou considerou o museu como um local inapropriado para eles. Todos os tutores consideraram positivo levar os seus animais, tendo a maioria avaliado a experiência como benéfica para os próprios cães. A relação dos cães com os tutores foi harmoniosa, verificando-se um elevado grau de obediência e tendo os animais apresentado um padrão comportamental normal, com reações ajustadas a um novo local com vários estímulos para processar.

Com o objetivo de disseminar as conclusões desta investigação sobre interações humanos-animais não só no seio da comunidade científica, mas também junto de outros museus e centros de ciência e instituições culturais, está prevista a publicação dos resultados do estudo numa revista científica da especialidade.

Marnoto, V., Santos, R., Silva, M., Elias, F., Saraiva, S., Santos, A., Soares, S.S., Fragoso, S., da Graça Pereira, G., Faria, A., Galhardo, L. (2020). Dogs visiting a public exhibition: effects on dogs, tutors and visitors. Anthrozoös [to be submitted]

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo