MAIS MAGALHÃES MAIS MUNDO - 500 ANOS DA DESCOBERTA DO ESTREITO

mais magalhães mais mundo 2020

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva associa-se à Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães. 
As múltiplas iniciativas decorrem entre setembro de 2019 e julho de 2022.


MAIS MAGALHÃES MAIS MUNDO
500 ANOS DA DESCOBERTA DO ESTREITO

20 de outubro | 15.00 > 17.30
Sessão Online · Transmissão em www.pavconhecimento.ptwww.magalhaes500.pt
Sem necessidade de registo prévio


Reveja a sessão:

Sessão comemorativa Fernão de Magalhães- 500 Anos da Descoberta do Estreito I from Magalhães 500 Anos on Vimeo.


Na data em que se assinalam 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães,
o nosso centro de ciência volta a ser palco de um conjunto de iniciativas que celebram a aproximação de diferentes culturas e a partilha de conhecimento.
Este é um convite à participação de jovens exploradores, curiosos por conhecer o mundo e discutir a importância do oceano no processo de globalização.

PROGRAMA 


Sessão de abertura

Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, e José Marques, Presidente da EMCFM, dão as boas-vindas e enquadram este evento nas comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.


Apresentação dos WEBisódios, de Mário Augusto

Mário Augusto apresenta-nos o primeiro de um conjunto de 30 episódios em suporte digital, dedicados a Fernão de Magalhães e à exposição que liderou, revelando curiosidades histórico-científicas sobre o itinerário da circum-navegação, os seus pontos altos e as maiores dificuldades.


A Cozinha é um Laboratório: Temperos & Especiarias

Raras e valiosas, as especiarias motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus. Mas será o seu sabor a única atração? Catarina Prista, investigadora do Instituto Superior de Agronomia (ISA), dá-nos uma outra perspetiva sobre as especiarias e revela-nos os motivos pelos quais desempenharam um papel tão importante na preservação dos alimentos e na sobrevivência do Homem. 


Diário de uma exploração científica

Os pinguins-de-magalhães mergulham e nidificam na costa da Patagónia, Argentina, Chile e nas ilhas Malvinas, e ganharam o seu nome em homenagem ao explorador que pela primeira vez os descreveu. O investigador Hugo Guímaro, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e Presidente da Associação de Jovens Cientistas Polares de Portugal (APECS Portugal), fala-nos das particularidades desta espécie e as ameaça que colocam em causa a sua sobrevivência.


Apresentação do Jogo Didático Digital comemorativo dos 500 anos da viagem de circum-navegação

Desenvolvido pela Universidade de Aveiro, este é um jogo repleto de aventuras e desafios e que põe à prova o nível de conhecimentos sobre a primeira expedição marítima que deu a volta ao mundo.


Apresentação da BD “A Viagem mais Longa”

João Ramalho-Santos e Miguel Jorge são os autores desta publicação, desenvolvida pela Ciência Viva em parceria com a Estrutura de Missão V Centenário de Fernão de Magalhães, e que nos dá conta da história, da ciência e das aventuras e desventuras daquela que foi a primeira grande volta ao Mundo.

 

viagem longa

VER BD



Apresentação do projeto educativo “Miniveleiros”

Três pequenos veleiros não tripulados, equipados com GPS, serão personalizados e lançados ao mar a partir do Estreito de Magalhães, simbolizando as três naus que antes o atravessaram pela primeira vez (Victoria, Trinidad e Concepción). O objetivo é promover a literacia do oceano, a aproximação e interação entre jovens de diferentes culturas e pontos geográficos, alimentando o legado da expedição de Magalhães.

 


 

Outras iniciativas

«A celebração do feito Magalhães/Elcano e da circum-navegação é também o reconhecimento e a valorização da Ciência, da curiosidade científica e do Conhecimento, assumindo hoje, como há cinco séculos, a sua presença e indispensabilidade para uma sociedade com maior bem-estar e um mundo mais justo e sustentável.»

Descubra mais sobre a Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães em www.magalhaes500.pt.


 

Partilhe a sua experiência nas redes sociais.

Use as hashtags #pavilhaodoconhecimento  ·  #fernaodemagalhaes  ·  #500anoscircumnavegacao


mais magalhães mais mundo 2020

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo