Comunicado de Imprensa

Semana Mundial do Espaço: Lift off é no Pavilhão do Conhecimento com a exposição Step into Space

02 de Outubro de 2020



Como é que a exploração espacial influenciou a vida na Terra, desde os smartphones aos implantes cocleares e aos pacotes de batatas fritas? De que forma os satélites nos permitem monitorizar o nosso planeta? Poderá o espaço tornar-nos pessoas mais criativas e ser inspirador nas ações do quotidiano? 

Em plena Semana Mundial do Espaço, o Pavilhão do Conhecimento convida os seus visitantes a dar Um Passo no Espaço. Step into Space é uma pequena exposição criada no âmbito do projeto europeu spaceEU de acordo com a filosofia Do it yourself, para que todos possam compartilhar a importância e os benefícios da exploração espacial no nosso dia a dia, assim como os contributos da Agência Espacial Europeia (ESA) neste domínio. Estará patente até 18 de outubro na área de acesso livre do Pavilhão do Conhecimento.

O lift off acontece este domingo, 4 de outubro, dia em que, às 16.00, terá lugar a palestra "Próxima paragem: Lua", com Rui Agostinho, Coordenador da Semana do Espaço. A sessão decorre no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, podendo também ser acompanhada via YouTube. 

No dia 10, à mesma hora, está marcado novo encontro com o astrofísico Rui Agostinho, desta vez para uma conversa aberta sobre o futuro do espaço a partir da exibição do filme "Viagem à Lua", de George Meliès. Ambos os eventos são promovidos pelo ESERO Portugal, uma parceria entre a Ciência Viva e a ESA.

A decorrer entre 4 e 10 de outubro, a Semana Mundial do Espaço é este ano dedicada aos benefícios que os satélites trazem à sociedade, das comunicações à monitorização ambiental, dos transportes à ciência e à medicina. Durante sete dias, decorrem em todo o país atividades nas escolas com a presença de investigadores e especialistas na área do espaço. São exemplo as iniciativas Espaço vai à Escola, Space in the Classroom e Formação de Professores.

Mais informações em www.cienciaviva.pt.

Mais informações:
Departamento de Comunicação
Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo