Comunicado de Imprensa

A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento é sobre o poder da ciência!

17 de Setembro de 2020



Inauguração presencial VIRAL
Evento limitado a 60 pessoas (investigadores e jornalistas)

Numa época em que o conhecimento é o nosso maior aliado, qual o contributo dos cientistas para travar a pandemia? E qual o papel dos cidadãos e da sociedade em geral?

Em tempos de pandemia, a exposição VIRAL regressa ao Pavilhão do Conhecimento com conteúdos atualizados sobre a COVID – 19. A inauguração terá lugar no dia 23 de setembro, quarta-feira, às 18.00, na presença do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. O evento presencial estará reservado a um número limitado de investigadores e de jornalistas mas o humorista António Raminhos, o repórter digital de serviço, promete partilhar tudo em direto com o público numa emissão especial transmitida na conta de Instagram do Pavilhão do Conhecimento.

VIRAL é uma exposição sobre o poder da ciência. Sobre as múltiplas facetas do contágio e o seu impacto nas nossas vidas. Através de 24 módulos interativos, os visitantes vão poder contagiar uma multidão com o seu ritmo de dança e descobrir que há bocejos e gargalhadas que nos contagiam, capturar um gang de bactérias e vírus de ar inocente e conhecer o maior agente de contágio do mundo.

Produzida pelo Pavilhão do Conhecimento em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l'Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia), esta exposição foi distinguida pelo Centro de Ciência Exploratorium de San Francisco, EUA, como uma das mais notáveis exposições de 2016.

“No atual contexto desta pandemia, qual é, para si, o maior receio e também a maior esperança?” 200 personalidades portuguesas responderam a esta questão a pedido dos Centros Ciência Viva. Na inauguração de VIRAL, os testemunhos serão depositados numa cápsula do tempo a abrir em 2030, no Pavilhão do Conhecimento. Ficará assim, simbolicamente, confinado o novo coronavírus!

Nota às redações: dado o contexto atual, e para garantirmos todas as medidas de segurança, solicitamos que as acreditações de Imprensa para a inauguração da exposição VIRAL sejam feitas até ao dia 22 de setembro de 2020.

 


logos

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo