Ciência Viva promove ciclo de conversas online para esclarecer os cidadãos sobre a aplicação STAYAWAY COVID.
09 de Setembro de 2020
Como funciona a aplicação STAYAWAY COVID? Para que serve? Tem algum risco para a nossa privacidade? Estas e outras perguntas enchem as caixas de comentários nas redes sociais e marcam as conversas dos últimos dias.
A Ciência Viva, em colaboração com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), promove o ciclo online Ciência em Conversa, quintas-feiras das 18.00 às 18.45, em directo via YouTube, contribuindo para o debate informado sobre a aplicação STAYAWAY COVID.
Cada sessão contará com a participação de investigadores portugueses para esclarecer as dúvidas dos cidadãos, desde a privacidade no rastreio digital de contactos até à eficácia da utilização da STAYAWAY COVID. Todos são convidados a participar enviando questões para serem respondidas em directo.
Na primeira sessão, já amanhã, dia 10 de Setembro, ficaremos a saber como a aplicação nos poderá ajudar a travar a propagação da pandemia, como funciona e como foi o seu processo de desenvolvimento. Para isso contamos com Milton Severo, Investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Francisco Maia, Investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e CEO da Keyruptive.
No dia 17 de Setembroabordaremos o tema da segurança e privacidade de dados. Especialistas em ética e cibersegurança irão mostrar-nos como a aplicação obedece aos mais elevados padrões de segurança e como é feito o acompanhamento que ajuda a mitigar eventuais vulnerabilidades.
A última sessão de Setembro acontece no dia 24 de Setembroe terá como tema central o relançamento da economia. Quase um mês depois do seu lançamento, investigadores do INESC TEC e do ISPUP regressam ao Pavilhão do Conhecimento para nos falar sobre os resultados preliminares da aplicação, a adesão dos portugueses e as potencialidades desta ferramenta para a reabertura da economia em segurança.
Conheça melhor os convidados e todo o programa na página dedicada ao ciclo online Ciência em Conversa.
STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis iOS ou Android, desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), Keyruptive e Ubirider. Através da proximidade física entre smartphones é possível rastrear, de forma rápida e segura, as redes de contágio provocadas pela COVID-19. Com a adesão, os utilizadores são informados sobre exposições de risco à doença nos últimos 14 dias sem que os seus dados sejam partilhados. A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à identidade ou dados pessoais do utilizador.