Comunicado de Imprensa

Dia Nacional dos Cientistas: Festival de Ciência Online celebra e revela o trabalho dos investigadores

08 de Maio de 2020



No dia 16 de Maio, Dia Nacional dos Cientistas, vamos estar todos ligados ao Festival de Ciência Online. Serão três horas de emissão online com a ciência e os cientistas que ninguém vai querer perder.

“Informar, inspirar, cativar”. O Festival de Ciência Online celebra a ciência e os cientistas como motores para o progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos.

Ao longo da emissão iremos descobrir as mais recentes descobertas da ciência, conhecer os rostos de quem a faz, participar em conversas com investigadores e explorar várias actividades e desafios. O astronauta da ESA Andreas Mogensen, a astrobióloga Zita Martins, o botânico Jorge Paiva, o cientista polar José Xavier, a Presidente da Agência Espacial Portuguesa Chiara Manfletti, o físico e Prémio Nobel da Paz Mohan Munasinghe, a engenheira de Materiais Elvira Fortunato, o patologista Sobrinho Simões, a socióloga Luísa Schmidt, o economista Ricardo Paes Mamede, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência Alexandre Quintanilha, a bióloga Maria Mota e o virologista Pedro Simas serão alguns dos convidados. A apresentação do Festival ficará a cargo da equipa do magazine de ciência e tecnologia Falar Global.

Os Centros Ciência viva prepararam para o Festival de Ciência Online um conjunto de experiências científicas no formato de demonstrações e shows de ciência que as famílias poderão replicar em casa. O público poderá ainda testar os seus conhecimentos e ganhar entradas para os Centros Ciência Viva respondendo em directo a perguntas sobre ciência.

Esta é a homenagem da Ciência Viva ao trabalho dos investigadores, que através das suas conquistas possibilitam avanços imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida das populações em áreas como a saúde, a educação, o ambiente ou a tecnologia.

O Festival de Ciência Online é uma organização da Ciência Viva e da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República. O dia 16 de Maio – data do nascimento de José Mariano Gago – foi escolhido para homenagear o seu legado.

Programa detalhado em www.cienciaviva.pt.


logos

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo