Comunicado de Imprensa

A Ciência continua Viva na plataforma #cienciavivaemcasa

30 de Abril de 2020



Da cozinha à casa de banho, passando pela garagem, nenhuma divisão fica de fora: afinal, a ciência está em todo o lado. Em tempos de isolamento social, o desafio da Ciência Viva é que transformemos a nossa casa num laboratório. Podemos começar pela cozinha e tentar encontrar fósseis na bancada de mármore onde habitualmente cortamos os legumes para a sopa.

Este e dezenas de outros desafios estão na plataforma #cienciavivaemcasa, disponível para o mundo em cienciaviva.pt e com conteúdos também em inglês.

“É uma plataforma bilingue e intemporal, que não perderá validade após o período de confinamento mas que nesta fase permite às famílias, aos professores e a todos os apaixonados pela ciência terem acesso a um espólio riquíssimo e muito diversificado de conteúdos, recursos e desafios para todas as idades”, explica Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.

Há actividades para os professores proporem aos seus alunos, em aulas à distância, para todos os graus de ensino e áreas científicas. E experiênciaspara as famílias explorarem em conjunto, como por exemplo construírem um pára-quedas, classificar os peluches lá de casa ou programar um pequeno jogo de computador.

Há sugestões de livros científicos e de literatura infantil que as famílias podem aproveitar para ler, agora que têm mais tempo para isso. Há propostas para treinar como um astronauta, para não chegarmos ao final da quarentena em baixo de forma, e um “best of” de reportagens de ciência e tecnologiaque vale a pena ver ou rever.

Os módulos preferidos do Pavilhão do Conhecimento também lá estão, para os visitantes matarem saudades, e a Equipa também partilha aqueles de que sente mais falta. Toda a Rede Nacional de Centros Ciência Vivacontinua activa através desta plataforma, partilhando desafios e actividades numa base diária.

Depois da casa transformada num laboratório, o convite da Ciência Viva é para que as famílias e curiosos por ciência partilhem as suas fotografias e experiências com a hashtag #cienciavivaemcasa.

Saiba mais em #cienciavivaemcasa.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo