Comunicado de Imprensa

Ao sabor da saúde com o Food Lab, no Pavilhão do Conhecimento

21 de Fevereiro de 2020



Cada vez mais somos aquilo que comemos. A alimentação saudável vai ser durante 2020 um dos principais eixos da programação do Pavilhão do Conhecimento. O programa Food Lab é um conjunto de iniciativas promovidas em parceria com o Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e focadas na promoção da saúde através de uma alimentação mais cuidada. Destina-se a adultos e famílias e terá o apoio da comunidade científica, empresas e produtores regionais.

O programa começa já amanhã, dia 22 de Fevereiro, com a acção Supermarket Tours. Acompanhadas pela nutricionista Diana Dinis, irão decorrer três visitas ao supermercado Auchan de Alfragide (às 10.00, 11.00 e 12.00) com o objectivo de despertar o sentido crítico dos consumidores na hora de irem às compras. Também amanhã, às 10.00, terá lugar a primeira visita dos Encontros Improváveis - Prova de Azeites nas instalações do Laboratório de Segurança Alimentar e Económica – ASAE.

No dia 27 de Fevereiro, quinta-feira, às 18.00, o Pavilhão do Conhecimento recebe o Workshop Cozinhar o Mundo dedicado à Gastronomia Mexicana e conduzido pelas formadoras Karla Mañé Rendón (Cozinheira do Grupo Pistola y Corazón e Pinche Mercado) e Inês Asseiceira (Nutricionista · Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa). A agenda de Fevereiro termina com um Science Brunch, no dia 29 de Fevereiro (das 11.00 às 14.00), na Cafetaria Conhecimento do Pavilhão do Conhecimento.


Esta é a agenda Food Lab até Junho de 2020:

Workshop Cozinhar Mundo
Datas: Gastronomia Mexicana, 27 de Fevereiro* | Gastronomia Tradicional Japonesa, 24 de Março | Gastronomia Indiana, 28 de Abril | Cozinha Mediterrânica, 26 de Maio
Local: A Cozinha é um Laboratório | Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Inscrição: 15 Euros

Estes workshops irão explorar as cozinhas do mundo conhecidas pelos seus benefícios para a saúde. A acção inclui um momento de confecção e degustação dos pratos preparados, enquanto se conversa sobre culturas e nutrição com os especialistas convidados.

 

Supermarket Tours
Datas: 22 de Fevereiro* | 14 de Março | 18 de Abril | 23 de Maio
Local: Supermercados da zona da Grande Lisboa (serão comunicados aos inscritos)
Entrada gratuita mediante inscrição prévia

Visitas guiadas a supermercados conduzidos pela nutricionista Diana Dinis, com o objectivo de despertar o sentido crítico na hora de ir às compras e facilitar a identificação das escolhas mais saudáveis.



Science Brunch
Datas: 29 de Fevereiro* | 28 de Março | 25 de Março | 30 de Maio | 27 de Junho
Local: Cafetaria do Conhecimento (Pavilhão do Conhecimento)
Valores dos menus sob consulta

No último sábado de cada mês, a Cafetaria do Pavilhão do Conhecimento disponibiliza um brunch saudável, preparado com o apoio do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e acompanhado por actividades destinadas a famílias.

 

Encontros Improváveis
Datas: 22 de Fevereiro* | 20 de Março | 4 de Abril | 8 de Maio | 20 de Junho
Local: Laboratório de Segurança Alimentar - ASAE
Entrada gratuita mediante inscrição prévia

Estas visitas pretendem dar a conhecer várias entidades do sistema alimentar, como a ASAE, a Compal e alguns produtores agrícolas nacionais.


Mais informações em pavconhecimento.pt.

*As inscrições para as acções de Fevereiro encontram-se encerradas para o público.

 

logos

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo


Fechar vídeo

INFORMAÇÃO AOS VISITANTES



Em atenção permanente à evolução da situação, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva tem vindo a cumprir todas as medidas e comportamentos aconselhados pelas autoridades de saúde. Neste sentido, e para dar o seu contributo para o esforço de contenção da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde, nomeadamente para reforço das medidas de distanciamento social recomendadas, informamos os nossos visitantes que o Pavilhão do Conhecimento estará encerrado ao público, preventivamente, entre os dias 13 de Março e 6 de Abril, inclusive.

Até lá, e conscientes da missão da Ciência Viva para a cultura científica na sociedade portuguesa, continuaremos a reunir aqui informação útil e fidedigna sobre o COVID-19, esclarecendo as principais dúvidas da população com o apoio da comunidade científica. Porque a cultura científica protege.
-->