A importância da abertura da escola à comunidade: Pavilhão do Conhecimento recebe evento final do projecto educativo europeu OSOS
13 de Fevereiro de 2020
“Inspirar, envolver e interligar” é o lema do projecto educativo europeu OSOS - Open School for Open Societiesque apoia professores e directores de escolas do Ensino Básico e Secundário a aplicar uma cultura de escola aberta (open school), onde os alunos são encorajados a desenvolver projectos para dar resposta a problemas concretos da sua comunidade.
É já amanhã, sexta-feira, dia 14 de Fevereiro, às 9.30, que o Pavilhão do Conhecimento será palco do evento final deste projecto. Será um momento de partilha de experiências inspiradoras e de boas práticas, partilhados pela voz de mais de uma centena de professores e alunos de 33 escolas portuguesas e de representantes de nove países (Finlândia, França, Espanha, Alemanha, Grécia, Bulgária, Irlanda, Israel, Itália e Holanda) que demonstrarão como evoluíram os mais de 1000 projectos realizados e a importância da abertura da escola à comunidade.
O projecto OSOS contou com o apoio do programa-quadro Horizonte 2020. O seu principal objectivo foi implementar, em larga escala, um processo de transformação das escolas em ecossistemas inovadores de aprendizagem das ciências e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento da cidadania activa e das competências cívicas dos alunos.
Nos últimos três anos, cerca de 100 escolas portuguesas desenvolveram projectos educativos em estreita articulação com a comunidade. Institutos de investigação, autarquias e juntas de freguesia, museus e centros de ciência, associações e empresas foram os parceiros fundamentais para aplicar o modelo OSOS, que propõe um processo assente em agentes de mudança - os Professores – de forma a que estes se tornam líderes inspiradores na comunidade escolar. O projecto envolveu, no total, mais de 1100 escolas em toda a Europa.
Consulte o programa do evento aqui.
Saiba mais em cienciaviva.pt.