Comunicado de Imprensa

Todas as catástrofes e problemas ambientais num só vestido: iLAND SilentScience de Regina Frank em exibição no Pavilhão do Conhecimento

07 de Janeiro de 2020



Uma escultura que representa um corpo de mulher envergando um imponente vestido composto por desenhos, pinturas e colagens de diversos materiais e que serve de tela para a visão de uma artista que quer chamar a atenção para uma crise ambiental iminente. iLAND SilentScience é uma obra da artista alemã Regina Frank, que estará em exibição de 11 a 22 de Janeiro no Átrio do Pavilhão do Conhecimento. A inauguração oficial terá lugar no próximo domingo, dia 12, às 16.00, e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Nascida em 1965, Regina Frank baptizou o seu trabalho, a partir de 2010, como “The HeArt is Present”, publicando vários livros e catálogos com este título. A sua obra, que combina texto, tecnologia e têxteis, tem sido apresentada desde o início dos anos 90 em livros de história, revistas de arte, jornais e nas revistas Vogue, Harpers, Parade e Cosmopolitan.

Em iLAND SilentSciencea arte está ao serviço da Humanidade para agitar consciências e provocar mudanças de atitude. Através de QR Codes integrados na instalação, o público poderá recolher informação complementar sobre a temática da exposição, conhecer o trabalho de pesquisa da autora e procurar dicas para mudanças de comportamento no quotidiano. A par da instalação, a autora desenvolverá workshops destinados a crianças e adultos sobre algumas soluções nas áreas da alimentação, moda, habitação e transportes.

Regina Frank criou o projecto iLAND SilentScience inspirando-se nas suas instalações anteriores no MAAT, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa e na Web Summit, para além das suas apresentações na China, Japão, EUA e outros países europeus. Durante a inauguração no Pavilhão do Conhecimento, a artista fará uma visita guiada partilhando com o público o processo de criação e o propósito da sua obra. Este momento terminará com um buffet de clássicos da cozinha tradicional portuguesa em versão vegan.

Esta instalação encontra-se na área de acesso livre do Pavilhão do Conhecimento.

Mais em pavconhecimento.pt.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo