Comunicado de Imprensa

O orador da Conferência de Natal da Ciência Viva é Nuno Maulide, o Cientista do Ano na Áustria

11 de Dezembro de 2019



Com apenas 39 anos foi eleito "Cientista do Ano" na Áustria, tornando-se no primeiro português e no primeiro químico a receber esta distinção. No dia 18 de Dezembro, quarta-feira, o químico e pianista amador Muno Maulide voa de Viena para Lisboa onde será o orador da Conferência de Natal da Ciência Viva, marcada para as 19.00, no Teatro Nacional D. Maria II.

A criatividade é um dos principais ingredientes para o sucesso, não só na arte mas também em ciência. Na Conferência de Natal “Quando a Ciência se torna uma Arte”, Nuno Maulide apresentará pontos de contacto entre a Química e a música, numa viagem fascinante pelo mundo da imaginação.

Ao ser considerado "Cientista do Ano" na Áustria, em Janeiro passado, Nuno Maulide recebeu uma distinção que premeia investigadores a trabalhar naquele país que "têm dado contributos notáveis para a ciência e para a divulgação junto do grande público, contribuindo para o aumento da cultura científica dos cidadãos".

Nuno Maulide chegou a professor catedrático de Síntese Orgânica na Universidade de Viena aos 33 anos, é professor convidado do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa e já ganhou 18 prémios, entre os quais três bolsas do Conselho Europeu de Investigação. A par da carreira de cientista, é pianista amador, tendo concluído a parte principal do curso geral de Piano no Instituto Gregoriano de Lisboa. Fez ainda o primeiro ano do curso superior de Piano da Escola Superior de Música de Lisboa.

As Conferências de Natal Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. São inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday.

Esta iniciativa é o presente de Natal da Ciência Viva à cidade de Lisboa e a todos os públicos, de todas as idades. A palestra terá tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Mais em cienciaviva.pt.


logos

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo