Comunicado de Imprensa

Tabela Periódica: o mundo todo cabe na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento

26 de Novembro de 2019



“Ai... Onde é que já vão as aulas de Físico-Química?!”. A exposição “E se Mendeleev estivesse aqui?” promete transformar os indiferentes da Tabela Periódica em fãs da matéria. A inauguração da mostra terá lugar esta quinta-feira, 28 de Novembro, às 11.30, no Átrio do Pavilhão do Conhecimento.

Um dos pontos principais da exposição desenvolvida no âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a FÁBRICA Centro Ciência Viva de Aveiro, é um módulo tridimensional com todos os elementos químicos e os minerais de onde alguns são extraídos, acompanhado de um ecrã táctil onde os visitantes poderão explorar o seu conteúdo de forma interactiva.

Outro dos motivos de interesse da mostra é a apresentação da única carta conhecida de Mendeleev ao português Baltazar Osório, Professor de Zoologia na Escola Politécnica de Lisboa, datada de 4 de Fevereiro de 1904. Nela o químico escreve: “Tendo recebido a sua amável carta relativa a uma sua descoberta de substância acompanhando o iodo e as amostras microscópicas desta substância, devo primeiramente agradecer-lhe sinceramente (...) considero a sua descoberta muito interessante não somente do ponto de vista geral, mas também relativamente ao sistema periódico (...) Dar-me-á um grande prazer se tiver a bondade de me fazer chegar o seu trabalho relativamente a este assunto”.

Espectroscópio de Kirchhoff-Bunsen, Bico de Mecker, Ampola de Crookes, Célula para eletrólise...Sem eles, a Física e a Química não seriam hoje as mesmas. Estes instrumentos de investigação marcam também presença na exposição, assim como o original do Traité Élémentaire de Chimie, escrito por Lavoisier em 1789.

E, claro, vamos também conhecer a figura de Mendeleev. Foi o seu génio que conseguiu chegar a esta organização que mudou a história da ciência. Um puzzle que começou com 63 peças mas que ao longo dos últimos 150 anos tem sido completado. Em 2019 conhecemos 118 elementos. Se o puzzle está finalizado? Só o futuro dirá!

“E se Mendeleev estivesse aqui?” ficará patente no Pavilhão do Conhecimento até 12 de Janeiro de 2020*. O acesso à mostra é livre.

Programa completo da inauguração aqui.

Saiba mais sobre a exposição em cienciaviva.pt.

*Confirme as datas disponíveis para visita aqui. Não inclui acesso à área expositiva.


logos

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo