Comunicado de Imprensa

Astrofísico Rui Agostinho é o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio 2019

15 de Novembro de 2019



O astrofísico Rui Agostinho, o professor Paulo Sanches e o magazine de ciência e tecnologia Falar Globalsão os vencedores dos Prémios Ciência Viva Associação Mutualista Montepio 2019.

O Grande Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio distingue Rui Agostinhopela sua acção notável na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador, autor e divulgador no campo da Astronomia. Doutorado em Astronomia pela Universidade da Carolina do Norte, é professor no Departamento de Física da FCUL, dirigiu o Observatório Astronómico de Lisboa durante 11 anos e foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Astronomia e do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, actualmente integrado no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde faz investigação. Para além da carreira académica, Rui Agostinho é amplamente reconhecido como divulgador de ciência e um dos investigadores mais solicitados para comentar e explicar nos Media fenómenos e notícias relacionadas com temas de Astronomia.

O Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio Educação atribuído a Paulo Sanchesé o reconhecimento de uma intervenção de mérito deste professor que se tem dedicado ao ensino e à promoção da cultura científica, com iniciativas de relevo tanto para escolas como para a comunidade. Formado em Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ensina Física e Química no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Em 1999 fundou o Clube das Ciências da sua escola e coordena também o projeto Eureka Júnior, dirigido aos alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo. Tem participado em programas internacionais de formação de professores, como o Portuguese Teachers Programme do CERN, destacando-se, em 2010, a representação de Portugal no International Space Camp da NASA, com dois alunos do Clube das Ciências. A Concentração de Telescópios, que organiza desde 2009 em Moimenta da Beira, tem contribuído para dinamizar a região, reunindo todos os anos centenas de pessoas naquela localidade.

O Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio Media distingue este ano Falar Global, o programa mais antigo de ciência e tecnologia da televisão portuguesa. Há 15 anos “no ar”, este magazine semanal revela ao grande público a mais recente investigação nacional e internacional nas várias áreas do conhecimento. Em formato de reportagem ou entrevista, uma equipa de jovens jornalistas especializados dá a conhecer os rostos da ciência e mostra o impacto da sua investigação no dia-a-dia dos cidadãos, numa abordagem rigorosa, dinâmica, informativa e esclarecedora. Com estreia na SIC Notícias, onde permaneceu durante nove anos, faz parte da grelha da Correio da Manhã TV, sendo visto mensalmente por cerca de meio milhão de telespectadores.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, às 16.00, no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento. Estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Os Prémios Ciência Viva Associação Mutualista Montepio distinguem anualmente personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal. Os premiados foram seleccionados pelos representantes das instituições de investigação científica que constituem a Agência Ciência Viva (ver lista em baixo).

Nos últimos sete anos o Grande Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio distinguiu o editor Guilherme Valente, o geólogo Galopim de Carvalho, o botânico Jorge Paiva, o físico Manuel Paiva, o patologista Sobrinho Simões, o físico Carlos Fiolhais e a astrónoma Teresa Lago.

Saiba mais sobre os premiados:
Rui Agostinho
Paulo Sanches
Falar Global


Instituições Associadas da Ciência Viva:
Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI)
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC)
Centro de Estudos Sociais (CES)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC)
Instituto de Patologia e Imunologia da Universidade do Porto (IPATIMUP)
Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB)
Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC)


logos

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo