Comunicado de Imprensa

Presidente da Agência Espacial Portuguesa abre 6ª Conferência de Professores EspaciAis no Pavilhão do Conhecimento

11 de Novembro de 2019



Chiara Manfletti vai estar na abertura da 6ª Conferência de Professores EspaciAis, que decorre nos dias 15 e 16 de Novembro (sexta-feira e sábado), no Pavilhão do Conhecimento. Dirigida a professores do Ensino Básico e Secundário, a edição deste ano terá como tema central “Exploração Espacial: Marte ou Lua?”, um assunto que está na ordem do dia e que será debatido por alguns dos maiores protagonistas da área e também pela comunidade educativa.

A Presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) marcará presença no painel de abertura do dia 15, às 10.00, e fará uma intervenção sobre “A Agência Espacial Portuguesa e a Educação para o Espaço”. A importância da presença do Espaço nos programas educativos portugueses como forma de incentivar carreiras científicas e de engenharia, a necessidade de uma resposta efectiva aos desafios da exploração espacial e os benefícios que o sector espacial traz à comunidade europeia serão alguns dos pontos principais da sua intervenção.

Organizada pelo ESERO Portugal (European Space Education Resource Office), esta iniciativa anual contará ainda com as intervenções do astronauta análogo português João Lousada (ISS Columbus Flight Director, GMV Insyen AG), Clara Cruz Niggebrugge (ESERO & European STEM Education Projects Coordinator - ESA Education) e Teresa Ferreira (Directora do Espaço na GMV Portugal), entre outros.

Para além das palestras, fazem parte do programa vários workshops sobre geologia planetária, programação, inteligência artificial, hidroponia, impressão 3D e lançamento de foguetões. Estes recursos educativos resultam da missão do ESERO Portugal, programa do Departamento Educativo da ESA gerido em Portugal pela Ciência Viva: afirmar-se como um ponto de referência para os professores portugueses do Ensino Básico e Secundário, facilitando a abordagem de temas do Espaço na sala de aula.

Consulte o programa completo aqui.


Biografias dos oradores

Chiara Manfletti Presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space)
É graduada em Engenharia Aeronáutica pelo Imperial College de Londres (2001), tem o mestrado em Estudos Espaciais pela International Space University (ISU) de Estrasburgo (2002) e o doutoramento em Engenharia Aeroespacial pela Universidade alemã de Aachen (2009). Trabalhou na empresa francesa SNECMA, na Agência Espacial Alemã, DLR, tendo posteriormente ingressado na Agência Espacial Europeia (ESA) em 2016, onde é assessora do Diretor Geral na sede da agência em Paris. Chiara Manfletti é cidadã italiana e alemã e tem ainda uma licenciatura em História pela Open University do Reino Unido (2013). Foi nomeada Presidente da Agência Espacial Portuguesa em 2019.

Restantes biografias aqui.


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo