Dia Mundial de Sensibilização para o risco de Tsunami

tsunami day

  

No dia 5 de Novembro comemora-se o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, instituído pelas Nações Unidas. Apesar de raros, os tsunamis podem ser extremamente devastadores e mortais. Nos últimos 100 anos, mais de 260 000 pessoas perderam a vida em 58 tsunamis, perfazendo uma média de 4600 mortes por tsunami, ultrapassando qualquer outro desastre ambiental.
A convite do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI /UNESCO) o Pavilhão do Conhecimento, em parceria com a Escola Azul, assinala este dia com um programa especial para alertar para a importância da prevenção e do reconhecimento dos sinais de tsunami e compreender as medidas a aplicar antes e depois destes eventos.

Entrada gratuita*

*Não inclui acesso à área expositiva. 

 


 

P R O G R A M A

 



Átrio do Pavilhão do Conhecimento

10.30 > 11.30 · Modelos de simulação experimental


Actividades práticas e experiências de modulação sobre a formação e desenvolvimento de sismos e tsunamis, dinamizadas por instituições de investigação e pela Proteção Civil.

 


 

11.30 > 12.30 · O tsunami de 2019 – Scenario Workshop

Público alvo: Ensino Secundário

Num cenário fictício de um tsunami de grandes dimensões que devastou a região de Lisboa, uma instituição internacional decide atribuir um total de mil milhões de euros a diferentes entidades para custear medidas de recuperação e mitigação das consequências desta catástrofe natural. Neste exercício, com a ajuda de especialistas convidados, os estudantes concorrem a este apoio financeiro, representando entidades que vão desde organizações de ajuda humanitária a instituições governamentais. O desafio é garantir o maior financiamento possível, convencendo as restantes equipas da importância do trabalho desenvolvido pela entidade que representam.



 

DIVULGAÇÃO MEDIA 

Download Programa completo (PDF)

 


 

Partilhe a sua visita ao Pavilhão do Conhecimento nas redes sociais.

Use as hashtags #pavilhaodoconhecimento  ·  #tsunamiday



tsunami

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo