Comunicado de Imprensa

TOP SECRET: a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento vai revelar todos os segredos sobre os intestinos

04 de Outubro de 2019



“Mostra-me o teu cocó e dir-te-ei como estás de saúde”. Não está na lista de provérbios mas podia muito bem estar. Não acredita? Temos provas. A nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento vai revelar todos os segredos dos intestinos, um órgão subestimado mas que é uma espécie de segundo cérebro.

PUM! A vida secreta dos intestinos” inaugura-se no próximo dia 11 de Outubro, sexta-feira, às 18.00. Às 17.00 terá lugar uma visita à exposição exclusiva para os órgãos de comunicação social e com a presença de Giulia e Jill Enders, as autoras do best seller A Vida Secreta dos Intestinos que inspirou esta exposição concebida pela Cité des Sciences et de l´Industrie de Paris, em parceria com o Pavilhão do Conhecimento e o centro de ciência Heureka (Finlândia).

No nosso intestino “moram” 100 mil milhões de bactérias, o que significa que carregamos cerca de dois quilos de minúsculos seres. É verdade que a microbiota intestinal pode ter impacto no nosso peso e no nosso comportamento? Como se manifestam as alergias e as intolerâncias? E haverá uma posição correcta para nos sentarmos na sanita?

As respostas a estas e a muitas outras perguntas são dadas na exposição de uma forma lúdica, interactiva, com rigor mas também com humor. Os 31 módulos dividem-se em três áreas:

1. Visita guiada à digestão Para falarmos da microbiota do intestino precisamos compreender primeiro o processo digestivo e por isso o módulo “A coreografia da digestão” apresenta o movimento específico de cada órgão (esófago, estômago, intestino delgado e cólon) após a ingestão de vários alimentos. Já o módulo "Bem sentado" vai arrancar muitas gargalhadas porque os visitantes irão aprender in loco a posição adequada para que os seus cocós encontrem a melhor e mais rápida “saída de emergência”.

2. O mundo dos micróbios intestinais Escherichia coli, Lactobacillus bulgaricus, Ruminococcus… Vamos tirar a pinta aos habitantes dos intestinos (bactérias, fungos e vírus) no módulo “Superbactérias” e vestir a pele de um verdadeiro investigador de bactérias no seu laboratório, no módulo “Rato limpo”.

3. O bem-estar do intestino Nesta área vamos receber dicas que podemos aplicar facilmente no dia-a-dia e que contribuem para proteger e diversificar a nossa microbiota. A exposição “PUM! A Vida Secreta dos Intestinos” pode ser visitada no Pavilhão do Conhecimento até 30 de Agosto de 2020.

Mais informações sobre a mostra e programa completo da inauguração aqui.

Mais informações:
Departamento de Comunicação
Catarina Figueira: 96 156 09 26

logos

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se