Especial Leonardo da Vinci

dia do animal 2019 

Prepare-se para entrar na cabeça de Leonardo da Vinci!

"Palestra e Ginásio Allenamente”: jogos, actividades e uma palestra para aprender a pensar como o grande génio da Renascença. 

  

A propósito dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, o Instituto Italiano de Cultura, em colaboração com o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, apresenta a iniciativa Allenamente (Treina a Mente).

As "máquinas" de Leonardo assumem a forma de jogos de tabuleiro e actividades para testar e treinar diferentes faculdades como a curiosidade, a criatividade, a precisão através da leitura, do desenho e da participação física e intelectual. Tudo isto sem nunca perdermos de vista a marca do génio renascentista.

 

Entrada gratuita*

*Não inclui acesso à área expositiva. 

 


 

P R O G R A M A

 



Sexta-feira, 18 de Outubro

14.30 · Inauguração do "Ginásio Allenamente” 

Jogos disponíveis no átrio 

O Pavilhão do Conhecimento abre as portas para um ginásio dedicado à mente.
O nosso átrio estará equipado com 10 jogos de tabuleiro (que fazem lembrar as "máquinas" de Da Vinci) e que servem para treinar diferentes skills como a curiosidade, a criatividade, o desenho... e muito mais. Vamos jogar? 

Para todas as idades 


18.30 · Palestra"Pensar como Leonardo da Vinci" e apresentação do livro "Penso como Leonardo da Vinci"

A palestra de Carlo Carzan abordará temáticas complexas com simplicidade e ironia por meio de imagens, jogos, narrações e o envolvimento activo dos participantes.
Serão apresentadas as habilidades excepcionais mas também os fracassos de Leonardo da Vinci, para aprender a aproveitar ao máximo o potencial do seu cérebro.

A palestra será apresentada em italiano, língua nativa de Carlo Carzan, e será traduzida para português.


Após a palestra irá decorrer a apresentação da edição portuguesa do livro "Pensa come Leonardo da Vinci” / “Penso como Leonardo da Vinci”, de Carlo Carzan e Sonia Scalco, em colaboração com a Booksmile 20|20 Editora.


 

Sábado e Domingo, 19 e 20 de outubro 

11.00-19.00 · Ginásio Allenamente

Jogos disponíveis no átrio do Pavilhão do Conhecimento

 


  

Biografias dos autores

Carlo Carzan é escritor e “ludomestre”. Trabalha na área da formação para professores e operadores de jogos, organiza oficinas com crianças e de animação para a leitura. Ganhou o prémio LudoAward com o livro “Futebol com os dedos” (Editoriale Scienza) e o prémio Andersen pela promoção da leitura com a associação Così per Gioco

Sonia Scalco é animadora e especialista de actividades artísticas, coordena as atividades da Biblioludoteca "Le Terre del Gioco" (um espaço de crescimento e experimentação para crianças dos 6 aos 12 anos) para além de oficinas criativas e roteiros lúdicos em museus e escolas, combinando os livros com as oficinas. Juntamente com Carlo Carzan, criou "Così per gioco", o primeiro centro de recreação infantil de Palermo, e ganhou o prémio Andersen em 2009 para a promoção da leitura, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos.

 


 

Partilhe a sua visita ao Pavilhão do Conhecimento nas redes sociais.

Use as hashtags #pavilhaodoconhecimento  ·  #leonardodavinci  ·  #ginasioallenamente

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo