Comunicado de Imprensa

Circuitos Ciência Viva vencem prémio internacional

19 de Setembro de 2019



Os Circuitos Ciência Viva são os vencedores 2019 do Roy L. Shafer Leading Edge Award for Business Practice(Large Institution), uma distinção atribuída anualmente pelo ASTC (Association of Science-Technology Centers), a associação profissional norte-americana de museus e centros de ciência e tecnologia.

O prémio será entregue à Ciência Viva na pessoa da sua Presidente, Rosalia Vargas, durante a Conferência Anual do ASTC, que terá lugar este sábado, 21 de Setembro, em Toronto, Ontario, Canadá.

Na sua 15.ª edição, os Roy L. Shafer Leading Edge Awards reconhecem projectos e práticas excepcionais nas categorias de Prática de Negócios, Experiência dos Visitantes e Liderança em museus e centros de ciência de todo o mundo que tenham sido implementados nos últimos três anos. Um júri de 14 profissionaisanalisou e selecionou os premiados da edição de 2019.

Com o lema “Deixe-se guiar pela curiosidade”, os Circuitos Ciência Viva foram criados em 2017 pela Ciência Viva com o objectivo de tornar mais visível a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, ligando-a a um ambicioso projecto de turismo do conhecimento.

Os Circuitos Ciência Viva oferecem percursos de exploração e valorização do património em todo o território nacional, numa lógica de interacção entre zonas urbanas e zonas rurais, entre litoral e interior. De ano para ano têm conquistado cada vez mais adeptos: desde 2017 foram vendidos quase 3.600 cartões, correspondentes a 12.244 utilizadores, dos quais 6.132 adultos e 6.112 crianças. Foram apresentados 10.162 cartões à entrada dos Centros Ciência Viva, correspondendo a quase 34.000 visitantes.

Sobre os Circuitos Ciência Viva
Com um cartão, um guia e uma app, os Circuitos Ciência Viva oferecem entrada gratuita nos 21 Centros Ciência Viva e descontos em mais de duas centenas de instituições de ciência, cultura, alojamento e restauração. O cartão tem a validade de um ano, um custo de 50 euros e abrange dois adultos ou um casal com filhos até aos 17 anos.

Recomendado pela National Geographic, o projecto contou desde o início com o apoio tecnológico da Fundação Vodafone Portugal e com parceiros nacionais de relevo, como a GALP, a SATA, a CP – Comboios de Portugal, a Fundação INATEL e a Movijovem.

Sobre os Prémios Roy L. Shafer Leading Edge Award for Business Practice
Prestam homenagem póstuma a Roy L. Shafer, antigo director do COSI – Center of Science and Industry, situado em Columbus, Ohio, EUA. Shafer foi membro do Conselho de Direção do ASTC durante 11 anos, incluindo dois anos como Presidente, coach organizacional e mentor de várias instituições e profissionais de museus e centros de ciência. Após a sua morte, em 2005, o ASTC instituiu o prémio como um tributo à sua visão, liderança dinâmica e compromisso com a profissão.

Sobre o ASTC
Fundado em 1973, o ASTC representa actualmente cerca de 700 organizações que recebem mais de 120 milhões de visitantes por ano em mais de 50 países de todo o mundo. Os membros do ASTC incluem não apenas museus e centros de ciência mas também reservas naturais, aquários, planetários, jardins zoológicos, jardins botânicos e museus de história natural e museus para crianças, além de empresas, consultores e outras instituições que partilham um interesse pela educação científica informal. Através de alianças estratégicas e parcerias globais, o ASTC procura promover e dar a conhecer a valiosa contribuição que os seus membros prestam às suas comunidades e no campo da aprendizagem informal das STEM. Mais em www.astc.org.

 

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo