50 ANOS DO HOMEM NA LUA: 75 crianças acampam no Pavilhão do Conhecimento em ambiente lunar
16 de Julho de 2019
75 crianças, entre os 10 e os 14 anos, de escolas da Grande Lisboa com projectos na área do Espaço estão prestes a viver uma aventura que não mais esquecerão: passar a noite no Pavilhão do Conhecimento, num ambiente espacial que recria o dia 20 de Julho de 1969, data em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez. Estes “sortudos” terão a missão de projectar, pelas suas próprias mãos, uma verdadeira aldeia lunar e viver como verdadeiros astronautas.
A aterragem da comitiva espacial no Pavilhão do Conhecimento terá lugar na sexta-feira, 19 de Julho, às 14.30. A partir desta hora e até que o acampamento lunar esteja preparado para pernoitarem no Átrio deste centro de ciência, os candidatos a astronautas não terão mãos a medir. Divididos por equipas irão simular algum do trabalho que vai ser necessário para criar uma base lunar.
Com a ajuda de uma impressora 3D vão criar uma maquete da base lunar onde não faltará uma estufa, uma estação de energia, um reservatório de água e abrigos para os astronautas. Os vários módulos ficarão a imprimir durante a noite e estarão prontos quando as equipas acordarem. Outra das tarefas importantes é a comunicação com a Terra, e por isso os exploradores terão de construir antenas de emissão e recepção de sinais rádio que permitam a troca de mensagens entre a base lunar e a Terra.
Ser astronauta exige uma elevada preparação física: o corpo tem de estar treinado para as condições do Espaço, sobretudo para as grandes acelerações na viagem e as diferentes condições de gravidade. Neste acampamento lunar, os candidatos à profissão vão treinar como astronautas e descobrir de que se alimentam durante as missões espaciais. Que tipo de alimentos podem ser enviados para o Espaço? Será possível cultivar alguns na superfície lunar?
Parte do trabalho na superfície da Lua tem de ser feito no exterior da nave. EVA é a abreviatura de Extra-Vehicular Activity e representa todas essas actividades. Um dos grupos de trabalho irá simular uma EVA que os “obrigará” a resgatar um rover que precisa de ser reparado e a recolher amostras de solo lunar para proceder a uma análise mineralógica.
À meia-noite e meia o acampamento lunar entrará em período de repouso. Na manhã de sábado, dia 20, os pequenos exploradores espaciais apresentarão publicamente os trabalhos que desenvolveram em "solo lunar" – quem quiser assistir terá de pedir autorização para entrar, via rádio, na Ground Station, e esperar que os astronautas autorizem a entrada na Base Lunar. Difícil será mesmo voltarem à Terra…
Esta iniciativa é organizada pelo ESERO Portugal com o apoio da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa - FPUL, Associação de Radioamadores da Região de Lisboa – AARLx, BEEVERYCREATIVE e Frueat.
MAIS DESTAQUES DA SEMANA DA ALUNAGEM
Exibição do filme "First man on the moon”
Este Domingo há matiné no Pavilhão do Conhecimento Os filhos de Neil Armstrong, Mark e Rick, disseram numa entrevista que "The First Man on the Moon" (realizado por Damien Chazelle) conseguiu a proeza de retratar, como nenhum outro filme, quem foi o seu pai.
No fim-de-semana em que se celebram os 50 anos da alunagem, o Pavilhão do Conhecimento exibe a película na íntegra numa sessão comentada por Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, que irá falar sobre a importância do dia 20 de Julho de 1969, data em que o Homem pisou a Lua pela primeira vez.
Os visitantes poderão ainda pedalar a seis metros do chão na Bicicleta Voadora com paisagem para uma magnífica Lua com cinco metros de diâmetro, que se encontra suspensa na nave do Pavilhão do Conhecimento.
A entrada é livre mediante inscrição prévia em cienciaviva.pt.
26ª Astrofesta
Até Domingo, a cidade de Constância vai ser o epicentro de uma programação totalmente dedicada aos 50 anos da chegada do Homem à Lua. Palestras, observações astronómicas e workshops organizados pelo Centro Ciência Viva de Constância celebram este acontecimento que marcou a História mundial.
Programa completo em constancia.cienciaviva.pt