Gérard Mourou

PAIXÃO EXTREMA, LUZ EXTREMA
Gérard Mourou · Nobel da Física 2018

Palestra e Debate | 23 Abril · 14h30 · Pavilhão do Conhecimento

As invenções inovadoras de Gérard Mourou no campo da física dos lasers serão o mote para a sua palestra e debate no Pavilhão do Conhecimento. A luz laser extrema, ou luz laser para altas energias, é uma fonte universal de luz e de matéria que permite trabalhar em condições, também elas, extremas.

Nesta sessão será apresentado um novo capítulo sobre a interacção entre os lasers e a própria matéria.

Gérard Mourou será apresentado pela investigadora Marta Fajardo, Instituto Superior Técnico.


Esta palestra resulta de uma parceria da Ciência Viva, Institut Français du Portugal, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e École Polytechnique.

gerard mourou

  

BIOGRAFIA

Gérard Mourou
Nascido no dia 22 de Junho de 1944, em Albertville, França


Gérard Mourou foi distinguido, em 2018, com o Prémio Nobel da Física pelas invenções inovadoras no campo da física dos lasers (partilhado com a canadiana Donna Strickland e o norte-americano Arthur Ashkin).

A sua obra tem tido um impacto significativo em vários domínios, com especial relevância para a cirurgia oftalmológica e eventualmente também para a terapia do cancro.

Mourou formou-se em Física pela University of Grenoble Alpes in 1967, trabalhou na sua tese de doutoramento na Laval University em Québec e em 1973 recebeu o seu doutoramento na Pierre and Marie Curie University (agora denominada Universidade de Sorbonne) em Paris.

Em 1988 fundou o Center for Ultrafast Optical Science na Universidade do Michigan, em Ann Arbor, e foi director do Laboratório de Óptica Aplicada na École Polytechnique, em França, entre 2005 e 2008.

Mourou é membro da Academia de Engenharia dos Estados Unidos (NAE), fellow da Optical Society of America (OSA) e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), para além de ser membro estrangeiro da Academia de Ciências da Rússia (PAH) e da Academia de Ciências da Áustria (OAW).

 



LUZ LASER EXTREMA

A luz laser extrema é uma fonte universal de uma vasta gama de partículas e de radiações de alta energia. A sua utilização permite que se ‘faça luz’ sobre algumas das questões da física fundamental que ainda hoje continuam sem ter resposta. Refira-se por exemplo a origem dos raios cósmicos com valores de energia acima dos 100 000 000 000 000 000 000 eV ou mesmo de questões relacionadas com os intrigantes buracos negros.

Os físicos Gérard Mourou, Donna Strickland e Arthur Ashkin, galardoados em 2018 com o prémio Nobel da Física, descobriram que os fotões produzidos em condições extremas podem atingir valores elevadíssimos de energia em intervalos ultracurtos de tempo, o que torna possível a utilização destes lasers como uma autêntica ‘ferramenta de luz’. Por outras palavras, a amplificação e a consequente manipulação da luz laser para altas energias permitem a interacção da luz com partículas de dimensões extremamente reduzidas.

Os cientistas prevêem que este conceito totalmente inovador possibilitará a criação de mecanismos que permitirão amplificar a luz até potências superiores aquelas que só encontramos nos corpos celestes mais energéticos do Universo.

 


 

logos

GALERIA DE FOTOS

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo