Dia Internacional da Mulher 2019

 
 
 
 


A Ciência Viva assinala o Dia Internacional da Mulher com uma nova edição do livro Mulheres na Ciência, com testemunhos e retratos de mais de uma centena de mulheres cientistas, fotografadas por Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita. O livro será apresentado no dia 8 de Março, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, num evento que terá a presença das cientistas homenageadas e de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Ciência Viva associa-se à Mattel Portugal na criação de mais uma Barbie cientista. “Dava Astronaut powered by MIT Portugal” inspirada em Dava Newman, professora do MIT e directora do Programa MIT-Portugal, que também se junta a este evento para uma palestra.

Inscreva-se para assistir à projecção da palestra de Dava Newman no Átrio do Pavilhão do Conhecimento. Lugares limitados.


Inscrição




 
 
 
 

Dava Newman

Dava Newman


Dava Newman é professora do Programa Apollo no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, investigadora Harvard–MIT Health, Sciences and Technology, em Cambridge, Massachussets, e directora do Programa MIT Portugal. Especialista em engenharia biomédica aeroespacial, estuda o desempenho do corpo humano sujeito a diferentes condições de gravidade, essencial para a exploração espacial. Neste âmbito, desenvolveu o BioSuit, um fato espacial que permite ao astronauta uma melhor mobilidade e pelo qual foi distinguida, em 2007, com o prémio “Best Invention” da Time Magazine.

Dava Newman foi a primeira mulher a assumir as funções de vice-administradora da NASA, tendo sido nomeada por Barack Obama.


Livestreaming Dava Newman





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Programa

Programa

11:00 Abertura

Manuel Heitor · Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

11.10 Women in Science

- Dava Newman . Apollo Professor of Astronautics – MIT, Dept. Aeronautics and Astronautics Harvard – MIT Health, Sciences & Technology
- Testemunho de Zita Martins · Centro de Química-Física Molecular, Professora Associada do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

12.00 Intervenção de Chiara Manfletti, Agência Espacial Europeia, ESA

12.15 Apresentação e entrega da Barbie Dava Astronaut

12.30 Apresentação do livro Mulheres na Ciência

13.15 Visita ao módulo digital expositivo Mulheres na Ciência




 
 
 
 

Rosalia Vargas

Rosalia Vargas


Reconhecemos em cada um desses rostos o mesmo olhar curioso e inspirador que faz desta comunidade científica no feminino, em Portugal ou no estrangeiro, um exemplo e um motivo de orgulho. A demonstrá-lo estão os dados da OCDE (Education at a Glance 2016 e The Pursuit of Gender Equality 2017).  Portugal está aí acima da média da OCDE na percentagem de diplomadas nas áreas científicas. Também na diáspora científica portuguesa, e de acordo com dados apresentados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, através do projeto GPS em colaboração com a Ciência Viva, metade dos cientistas portugueses fora do país são mulheres. Com esta nova edição do livro Mulheres na Ciência, a Ciência Viva continua a dar a conhecer os rostos das cientistas portuguesas para que sigam inspirando as novas gerações na procura do conhecimento.

Parabéns às Mulheres na Ciência!





O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo