Comunicado de Imprensa

Centro Ciência Viva de Constância aberto durante a noite para observação do eclipse da Lua

17 de Janeiro de 2019



DIVULGAÇÃO IMEDIATA

O Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia vai estar aberto na noite de 20 para 21 de Janeiro, entre as 03.00 e as 07.00, para acompanhar o eclipse total da Lua, com observações e registos de imagens das diferentes fases do fenómeno.

Às 03:30 da madrugada de segunda-feira, dia 21, a Lua começará a esconder-se na sombra que a Terra projecta no espaço, ficando completamente eclipsada às 04:40. Às 05:40 terminará a fase de totalidade do eclipse e a Lua sairá progressivamente da sombra, ficando completamente destapada às 06:50.

Às cinco da manhã - com a Lua já perto do horizonte, a Oeste, dois planetas irão surgir a Este, como que a pedirem a atenção de algum telescópio: Vénus, para vermos em que fase se encontra, e Júpiter, a mostrar as suas quatro luas principais (Io, Europa, Ganimedes e Calisto).

Se o céu estiver nublado, haverá “Conversas com imagens” sobre os eclipses lunares (às 03:30) e uma sessão de planetário (às 04:30) com a simulação do eclipse lunar em curso, dinamizadas pela equipa do Centro Ciência Viva e pelo seu director, o astrónomo Máximo Ferreira. Para fazer frente a esta maratona de horas e ao sono, será servido chá e bolos aos visitantes mais resistentes.

Estrategicamente situado no Alto de Santa Bárbara, com uma excepcional vista panorâmica e um céu nocturno de grande qualidade, o Centro Ciência Viva de Constância tem como principal missão divulgar a ciência através da astronomia.

Está aberto todos os sábados para observações nocturnas à vista desarmada com binóculos e telescópios (no Inverno, entre as 20:30 às 22:30, e no Verão, das 21:00 às 23:00).

Mais informações: Departamento de Comunicação, Marketing e Design Catarina Figueira: 96 156 09 26

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se