Contra o analfabetismo digital, na final do Movimento Código Portugal 2018
05 de Dezembro de 2018
DIVULGAÇÃO IMEDIATA
É a linguagem do futuro e esta sexta-feira, 7 de Dezembro, vai ser posta à prova no Pavilhão do Conhecimento. É o culminar de uma competição intensa de programação de computadores, com milhões de blocos de código digitados por milhares de alunos. Os vencedores serão anunciados em primeira mão às 15:30, no meio de uma tarde de código, robótica e inteligência artificial, com as novas gerações como protagonistas da festa.
Mas o grande herói é o Aquakid, um herói digital em luta incessante contra os plásticos, o lixo e as manchas de petróleo que ameaçam a vida nos oceanos e a nossa própria sobrevivência. O Aquakid é comandado à distância por escolas de todo o país numa imensa rede digital criada pela FCT NOVA CodingFest.
Esta competição de código é o momento alto de uma campanha nacional de sensibilização para a cultura tecnológica e digital - o Movimento Código Portugal, liderado pela Ciência Viva e a FCT NOVA em ligação com a Direção Geral de Educação.
O Pavilhão do Conhecimento será o palco final da festa, com centenas de alunos a programar jogos, a ensinar inteligência artificial a computadores, a controlar impressoras 3D ou a comandar robôs.
O Movimento Código Portugal é promovido pelo Governo através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança, a Ciência Viva e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
Mais informações: Departamento de Comunicação, Marketing e Design Catarina Figueira: 96 156 09 26