Dia Internacional dos Avós

Dia 26 de Julho, das 10.00 às 18.00, convidamos avós e netos a visitarem o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva e a participarem nas actividades que preparámos para celebrar esta data.

A entrada dos avós é gratuita*.  

 

ACTIVIDADES:


Átrio · 10.00 - 13.00 e 14.00 - 18.00

Lagartas e Borboletas

Embora as borboletas sejam utilizadas frequentemente na arte visual e na literatura, algumas são consideradas pragas.

Mas porquê? Enquanto lagartas alimentam-se de plantas, destruindo-as. Contudo, são parte importante do equilíbrio dos ecossistemas, servindo de alimento a várias espécies de animais. No entanto, algumas são benéficas uma vez que comem outros insectos. Venha descobrir as particularidades únicas das borboletas, qual a sua função e importância no mundo vivo, em especial na vida das plantas.

 

Minhoca ou lagarta?

Minhoca ou lagarta, quem é quem? Fique a conhecer as minhocas, o seu ciclo de vida e o seu contributo para o meio ambiente.

Através da observação, e de experiências simples com estes animais, perceba o que as distingue das lagartas e a importante relação com as plantas e solo.

 

Gastrópodes terrestres

Sabia que os caracóis fornecem cálcio a uma enorme variedade de outras espécies de animais? E que são responsáveis pela introdução de vários compostos, úteis para as plantas, nos solos? Já ouviu falar nas propriedades medicinais da sua baba?

Os caracóis escondem estes e outros mistérios e, caso queira descobrir alguns, ou ficar a saber mais sobre a sua relação com as plantas, participe!

 

As penas e as aves

As penas estão entre as características que distinguem as aves dos outros grupos de animais vivos. Esta característica auxilia no voo, no isolamento térmico e até na impermeabilização. Por outro lado, a cor varia de acordo com as espécies e o habitat, ajudando na protecção, na camuflagem e no acasalamento. Que mais haverá para descobrir sobre estes seres?

 

Alpendre Oficina Dòing · Sessões: 15.00 e 17.00

 

Brinquedos reciclados

Teste a sua criatividade e dê uma nova vida a materiais que muitos considerariam lixo! Na cadeia dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – frequentemente nos focamos apenas na reciclagem. Venha reutilizar materiais pouco convencionais e com eles construir brinquedos e outros objectos. Crie uma peça única e aprenda mais sobre sustentabilidade!

 

*Na compra de um bilhete de criança (um adulto por criança).

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se