No dia 22 de Maio, data em que se assinalam 20 anos da EXPO 98, vamos dedicar um dia de programação ao oceano. O “Pavilhão do Conhecimento dos Mares” reabriu em 1999 como “Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva” mas o oceano continua a fazer parte da nossa identidade e da nossa oferta para o público. Neste dia, instituições que produzem conhecimento sobre o mar mostram ao público o que mudou nos últimos 20 anos.
PROGRAMA
Recepção ao Senhor Primeiro-Ministro António Costa e ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor 15.00
Lançamento do foto-catálogo de bolso “A história do Pavilhão - dos Mares ao Conhecimento”
Os acontecimentos mais marcantes da vida do Pavilhão recordados em imagens.
Oferta simbólica da chave do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva ao Senhor Primeiro-Ministro António Costa
Actividades hands-on sobre a saúde do oceano dinamizadas por instituições de investigação e pela equipa do Pavilhão do Conhecimento
Espaço exterior do Pavilhão do Conhecimento, entre as 10.00 e as 16.00
Exposição Skeleton Sea – inauguração
Átrio
A mostra é da autoria de dois artistas plásticos e praticantes de surf, o alemão Xandi Kreuzeder e o português João Parrinha, que constroem esculturas a partir de lixo recolhido nas praias e no mar.
Bina Marinha “Ciência Fresquinha”
A bicicleta científica Ciência Fresquinha é um projecto de disseminação e promoção da cultura científica criado pelo Pavilhão do Conhecimento que motiva o grande público para a exploração de conceitos científicos básicos de diversas áreas científicas, através de actividades práticas simples e participativas.
Medição da hora solar e da latitude
Actividades de medição da hora solar e da latitude usando métodos do período dos Descobrimentos incluídos no Kit Latitude e Longitude, lançado pela Ciência Viva em 1998, e apresentado durante a EXPO 98.
Construção naval
Construção de pequenas embarcações com materiais simples que serão testadas pelos mais novos nos lagos dos vulcões da Alameda dos Oceanos.
Há mar e ar, há ir e voltar
O ESERO Portugal é um programa educativo da Agência Espacial Europeia e da Ciência Viva que usa o Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática. No âmbito do projeto ESERO Portugal, serão promovidas actividades práticas sobre a interligação entre o mar e a atmosfera. Usando materiais simples, os participantes vão aprender a recriar os processos que levam às correntes marítimas, à formação de ventos e vários outros fenómenos.
Centro Ciência Viva de Lagos “viaja” até Lisboa na sua caravela
O Centro Ciência Viva de Lagos convidará o público a montar a réplica de uma caravela criada no seu espaço Dóing, mostrando como o movimento contemporâneo DIY (Do It Yourself) pode contribuir para a divulgação do período dos Descobrimentos.
Lançamento do foto-catálogo “A história do Pavilhão - dos Mares ao Conhecimento”
Os acontecimentos mais marcantes da vida do Pavilhão recordados em imagens.
Programa detalhado e entidades participantes.
Formulário de inscrição apenas para grupos. Não é necessária a inscrição de participantes individuais.