Comunicado de Imprensa

Qual o papel dos cinco sentidos quando comemos? O jantar está servido no Pavilhão do Conhecimento

06 de Março de 2018



Dois chefs, dois investigadores e mesa posta para 90 lugares. No próximo sábado, 10 de Março, das 19.30 às 22.00, o Pavilhão do Conhecimento serve um menu de degustação especial onde os cinco sentidos serão o prato principal.

Uma refeição é uma experiência multissensorial: sabor, aspecto, cheiro, textura e som não podem faltar na ementa. Hoje há restaurantes onde podemos comer às escuras e há chefs que se dedicam a experimentar novos ingredientes e a testar novas texturas. Mas que influência têm estes estímulos na forma como percepcionamos os alimentos? 

Noventa comensais inscreveram-se nesta experiência altamente imersiva servida numa bandeja pelas mãos dos chefs Sofia Morais Pinto e Frederico Guerreiro. Os participantes serão desafiados, observados e escrutinados, tudo para perceber como o nosso cérebro reage a diferentes estímulos e os integra como uma aprendizagem. 

Nesta descoberta de sensações estarão à mesa com os investigadores Eugenia Chiappe (Fundação Champalimaud, European Research Council), Carlos Ribeiro (Fundação Champalimaud) e Rui Oliveira (Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Instituto Gulbenkian e Ciência).

"O Jantar está servido" é organizado no âmbito do projecto ERC=Science2, que dá a conhecer o European Research Council e a ciência que se faz na Europa. 

Esta acção marca o início da Semana Internacional do Cérebro, uma iniciativa da Dana Alliance for Brain Initiatives coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva.

De 12 a 18 de Março decorrem em todo o país em centros de ciência, escolas e laboratórios de investigação actividades dedicadas ao nosso órgão mais misterioso. O público é convidado a descobrir como funciona o cérebro, que diferenças existem entre os hemisférios direito e esquerdo ou de que forma os nossos sentidos nos podem enganar.

Programa "O Jantar está servido".

Programa completo da Semana Internacional do Cérebro.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais
Inscreva-se Inscreva-se