Conversas pela Floresta

Inscrições

 

Este sábado, 24 de Março, o Pavilhão do Conhecimento associa-se ao movimento de valorização e limpeza da floresta, um desafio lançado pelo Governo a várias entidades na semana em que se comemora o Dia Internacional das Florestas. 

Em parceria com a Tapada Nacional de Mafra, território altamente fustigado por um incêndio em 2003 que consumiu aproximadamente 70% do coberto vegetal, decorrerá, às 10.30, um percurso pedestre acompanhado por especialistas. A participação é gratuita mediante inscrição prévia.

Uma equipa composta por biólogos, engenheiros florestais e elementos dos sapadores florestais guiará o público ao longo deste trajecto, dando a conhecer os vários projectos de gestão do território que têm sido implementados com vista à conservação das espécies animais e vegetais da floresta e que passam não só pela criação de caminhos corta-fogo, como pela gestão de espécies vegetais, reflorestação, e reconversão das áreas de mato que, ao mesmo tempo, contribuem para a promoção de várias populações de fauna selvagem. 

Foram ainda convidados a participar investigadores do Instituto Superior de Agronomia que colaboraram no plano de recuperação da Tapada depois do fogo, e que poderão contribuir para um esclarecimento sobre os projectos de investigação e o conhecimento que tem vindo a ser produzido no âmbito da gestão dos ecossistemas florestais num ambiente de alterações globais. 

Consulte todas as actividades da Rede de Centros Ciência Viva.

 

Nota: Esta iniciativa a jovens e adultos M/16 anos. Deverá levar calçado confortável e um impermeável, para o caso de vir a ser necessário.


O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se

icom logo

icom logo


Fechar vídeo

INFORMAÇÃO AOS VISITANTES



Em atenção permanente à evolução da situação, a Rede Nacional de Centros Ciência Viva tem vindo a cumprir todas as medidas e comportamentos aconselhados pelas autoridades de saúde. Neste sentido, e para dar o seu contributo para o esforço de contenção da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde, nomeadamente para reforço das medidas de distanciamento social recomendadas, informamos os nossos visitantes que o Pavilhão do Conhecimento estará encerrado ao público, preventivamente, entre os dias 13 de Março e 6 de Abril, inclusive.

Até lá, e conscientes da missão da Ciência Viva para a cultura científica na sociedade portuguesa, continuaremos a reunir aqui informação útil e fidedigna sobre o COVID-19, esclarecendo as principais dúvidas da população com o apoio da comunidade científica. Porque a cultura científica protege.
-->