Comunicado de Imprensa

Investigação do cancro na Europa é o tema da primeira “Gago Conferences on European Science Policy”

08 de Fevereiro de 2018



A primeira “Gago Conference on European Science Policy” decorrerá na próxima quarta-feira, 14 de Fevereiro, no i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), na Universidade do Porto, sendo dedicada ao esforço que urge para promover a investigação clínica sobre o cancro com vista a reduzir o impacto da doença na sociedade europeia.

Esta nova série de conferências internacionais é lançada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, juntamente com Julio Celis (Danish Centre for Translational Breast Cancer Research), Teresa Madurelli (antiga deputada do Parlamento Europeu) e Rosalia Vargas (Agência Ciência Viva), numa altura em que emerge a discussão sobre o futuro do investimento na ciência e na inovação na Europa.

Neste contexto, as conferências pretendem promover o envolvimento de cientistas e políticos, entre outros actores críticos na definição das políticas europeias, na promoção e reforço de políticas de ciência e tecnologia, incluindo o reforço no ensino experimental das ciências e tecnologias e na cooperação científica e tecnológica internacional com impacto em todo o mundo. 

A primeira “Gago Conference on European Science Policy” contará com a presença do Comissário Europeu Carlos Moedas e dos ministros Manuel Heitor e Adalberto Campos, sendo organizada por Mário Barbosa e Manuel Sobrinho Simões, ambos Directores do i3S. Inclui ainda a presença do Director do European Research Council, Jean Pierre Bourgignon, e do Director e principais dirigentes das instituições europeias envolvidas na Rede “Cancer Core Europe”.

O debate será centrado na absoluta necessidade de evolução das políticas de apoio à investigação do cancro, de modo a que 3 em cada 4 doentes possam aspirar a ter perspectivas de vida a partir de 2030.

O programa é composto por vários painéis de discussão que integram representantes de governos, das comunidades médicas, académicas e científicas, assim como de empresas no espaço europeu.


Programa detalhado em www.cienciaviva.pt

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo