Comunicado de Imprensa

Meias com ciência – um mundo aos pés de centenas de crianças no norte do país

30 de Maio de 2017



Crianças entre os 6 e os 10 anos vão explorar um mundo vivo a seus pés

No próximo dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a Ciência Viva celebra o ensino experimental das ciências com centenas de crianças do norte do país, no Parque da Lavandeira – Parque Biológico de Gaia

Descalças, mas usando meias brancas, as crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico vão explorar a diversidade das plantas, animais e rochas retidos nas suas meias. Para tal a Ciência Viva distribuirá um pequeno Kit de Exploração contendo uma caixa de Petri para recolha de materiais, uma pinça e um par de meias especialmente preparadas para este efeito.

A actividade decorrerá no Parque da Lavandeira, das 09.30 às 18.00, onde estarão montadas bancadas com lupas, microscópios e outros pequenos equipamentos de observação e registo. Lado a lado, com zoólogos, geólogos e botânicos, os pequenos exploradores vão descobrir um incrível mundo a seus pés e comemorar o dia que lhes é dedicado fora da sala de aula.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Museu de História Natural da Universidade do Porto, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e o Centro Ciência Viva de Vila do Conde.

Tendo como objectivo motivar e incentivar os alunos portugueses para o desenvolvimento de projectos científicos, neste mesmo dia começa a 11.ª Mostra Nacional de Ciência. Nesta edição, que decorre até 3 de Junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, participam 100 projectos da autoria de mais de 250 jovens cientistas, coordenados por professores de diferentes áreas científicas.

Ainda no Dia Mundial da Criança daremos início a uma campanha dirigida especialmente às meninas através do lançamento de camisolas com o mote: Princesa? Eu quero é ser engenheira; Princesa? Eu quero é ser neurocientista; Princesa? Eu quero é ser astrofísica.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo