Comunicado de Imprensa

Observação e monitorização da Terra a partir do espaço em debate no próximo Dia C

27 de Outubro de 2017



No Dia C do mês de Outubro, dia 31, terça-feira, veremos como a exploração espacial tem aplicações aqui na Terra, e na resposta à gestão do desenvolvimento económico e social sustentável com os oradores Marcos Mateus (Instituto Superior Técnico - UL) e Tiago Hormigo (Spin.Works). 

A observação e monitorização da Terra a partir do Espaço são úteis para a gestão das actividades agrícolas e florestais; para a deteção de incêndios e outros desastres ambientais, meteorológicos, geofísicos ou mesmo de causas humanas; para avaliar a segurança marítima e apoio à navegação; para acompanhar o estado da atmosfera, incluindo fenómenos meteorológicos, níveis de poluição e evolução das alterações climáticas.

A monitorização da Terra permite decidir que locais em terra ou no mar são adequados para instalar determinados serviços ou infra-estruturas, bem como avaliar a sua sustentabilidade: exploração de energia ou de minérios, estações de aquacultura, zonas florestais, tipo de culturas. Permite depois acompanhar estes locais e fazer previsões sobre a sua evolução, avaliar os efeitos destas atividades nos ecossistemas e auxiliar as intervenções que forem necessárias.

Perante estas possibilidades, que desafios se colocam às tecnologias espaciais de monitorização da Terra?

O Dia C: Desafios para a sustentabilidade é um ciclo de conversas inspiradas nos objectivos para o crescimento sustentável da ONU

A entrada na conferência é gratuita mediante inscrição prévia em www.cienciaviva.pt.

Esta iniciativa tem como media partner o jornal Público.

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo