Movimento Código Portugal

No dia 10 de Dezembro, domingo, o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva será palco do encerramento da #2 edição do Movimento Código Portugal.

Das 11.00 às 19.00, crianças, jovens e adultos terão oportunidade de aprender a programar e partilhar os resultados dos seus projectos, através de um conjunto de workshops e demonstrações desenvolvidas em colaboração com especialistas de instituições científicas nas áreas de informática, programação e robótica.

Vamos descobrir como “pensam” os computadores e como evoluíram os jogos; vamos aprender a criar novos cenários, a desenvolver aplicações, a controlar robôs de salvamento, robôs interactivos e sociais, a programar microssatélites, a medir sinais biomédicos ou a transformar simples objectos do dia-a-dia num botão ou touchpad. A participação é gratuita.

Consulte o programa completo.

 

Os workshops são gratuitos mediante inscrição prévia:

PARROT BOARD JUMPER

11.30 › 13.30 | 9 aos 12 anos

DESENHOS ATÉ AO INFINITO COM PYTHON 

11.30 › 12.30 | M⁄12 anos  

INTRODUÇÃO AO SCRATCH NO 1.º CICLO

11.30 › 13.00 | 6 aos 12 anos 

BENEFÍCIOS DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS (SESSÃO 1)

11.30 › 12.30 | Pais 

CRIAÇÃO DE UM JOGO 2D (SESSÃO 1)

 11.30 › 12.30 | 7 aos 14 anos

CRIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO PARA TELEMÓVEL (SESSÃO 1)

11.30 › 12.30 | 7 aos 14 anos

UMA HORA A PROGRAMAR

12.30 › 13.30 | M⁄5 anos

CÓDIGOS DE BARRAS: COMO SÃO PROGRAMADOS E QUAL A SUA UTILIZAÇÃO

14.30 › 16.00 | M/8 anos

INTRODUÇÃO AO RASPBERRY PI

14.30 › 16.30 | M/12 anos

3D MODELING AND PRINTING

14.30 › 17.30 | 15 aos 18 anos

BENEFÍCIOS DO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS (SESSÃO 2)

14.30 › 15.30 | Pais

CRIAÇÃO DE UM JOGO 2D (SESSÃO 2)

14.30 › 15.30 | 7 aos 14 anos

CRIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO PARA TELEMÓVEL (SESSÃO 2)

14.30 › 15.30 | 7 aos 14 anos

PROGRAMAÇÃO COM O ROBOT ANPRINO

16.00 › 17.30 | M⁄8 anos

COREOGRAFIAS E DANÇAS COM ROBÔS

16.00 › 17.30 | 8 aos 12 anos

CRIE O SEU JOGO ANDROID

16.30 › 18.30 | M⁄12 anos

QUERES APRENDER A PROGRAMAR? O ROBOT AJUDA!

17.00 › 18.30 | M⁄10 anos

GAMES SOCIAL TECH BOOSTER – CONHECER E DESENHAR JOGOS “ÚTEIS”

16.00 › 18.00 | M/16 anos  

PENSAMENTO COMPUTACIONAL, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

14.30 › 15.30 | 4 aos 12 anos

PROFESSORES - PENSAMENTO COMPUTACIONAL, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

11.30 › 13.30 | Professores 

 

O Movimento Código Portugal é uma campanha de mobilização nacional de consciencialização para a importância da literacia digital e computacional e que pretende estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional, que se configura como uma nova forma de literacia para o século XXI.

Ao longo de uma semana, de 4 a 10 de dezembro, escolas de todo o país vão resolver desafios de programação, que consiste em ajudar o Astrokid a reparar o satélite que foi atingido por um meteorito e a encontrar o foguetão para regressar a casa.

Promovido pelo Governo, através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança, pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, e abraçando a Iniciativa Competências Digitais, o Movimento Código Portugal está alinhado com a “Computer Science Education Week” e com o evento à escala global “A Hora do Código”, visando potenciar o envolvimento da comunidade nacional para um desafio que atinge já dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países.

O Movimento Código Portugal foi lançado em 2016 com a edição #1 - Árvore do Código, que mobilizou 1132 escolas do ensino básico, secundário e profissional de todo o país, cujos alunos resolveram mais de 177 mil desafios utilizando mais de um milhão de blocos.

GALERIA DE FOTOS




Partilhe




ecsite logo
eusea logo
astc logo
icom logo
turismo logo


Newsletter


Inscreva-se Inscreva-se