A COZINHA É UM LABORATÓRIO

Conceito

Substituímos os tubos de ensaio por tachos e panelas e preparámos atividades que fazem crescer água na boca.

Atividades para famílias com crianças maiores de 6 anos, às 11.00 e às 15.30. A inscrição é feita no próprio dia na bilheteira: 2,50€ por participante ou gratuito na compra do bilhete de acesso às exposições.

 

Agenda

A COZINHA É UM LABORATÓRIO   


FEVEREIRO | dia 22

Biscoitos para patudos

Grandes ou pequenos, atléticos ou preguiçosos, os nossos cães e gatos têm algo em comum: adoram comer! Mas será que podem provar os mesmos alimentos que nós? E se alguns ingredientes lhes fizerem mal? Vamos descobrir como manter os nossos amigos de quatro patas saudáveis através de uma alimentação equilibrada e segura. Enquanto exploramos o mundo das intolerâncias alimentares e da nutrição animal, vamos pôr as mãos na massa e preparar deliciosos biscoitos — uns para nós e outros para os nossos (cão)panheiros peludos!

 

MARÇO | dias 28 e 29

Pastéis de feijão – Era uma vez um superalimento

Explorar um superalimento cheio de poderes - o feijão - é o desafio que propomos. Além de dar saciedade, ajuda o coração, regula a glicose, previne a anemia e fortalece os músculos. E como março é o mês perfeito para o semear, vamos descobrir por que razão este herói da alimentação é tão resistente. Afinal, temos mais de 175 variedades de feijão no país! Enquanto confecionamos uns deliciosos pastéis de feijão, juntamos ciência e sabor para descobrir este inscrível alimento.

 

ABRIL | dia 25

Sem desperdício

Sabias que o mundo desperdiça comida suficiente para alimentar milhões de pessoas? A ONU alerta que o mundo desperdiça alimentos em quantidade suficiente para alimentar todos os seres humanos no planeta. Vamos (literalmente!) meter as mãos na massa e aprender truques simples, saudáveis e económicos para reduzir o desperdício alimentar na cozinha. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença!

 

MAIO | dia 24

Papel para comer

Sim, leste bem: papel… para comerA celulose e o amido são comestíveis, por isso é possível fazer papel sem tintas nem químicos — e ainda por cima saboroso! Nesta atividade vamoscriar o teu próprio papel comestível usando farinha de arroz, fécula de batata e água. Depois, a imaginação é o limite!

 

JUNHO | dia 28

O mundo das intolerâncias

Qual a diferença entre alergia e intolerância? O que é o glúten e a lactose e em que alimentos os podemos encontrar? Durante a confeção de queijadinhas vamos dar respostas as estas questões entender a razão porque algumas pessoas têm dificuldade em digerir alguns alimentos e descobrir quais as consequências para a sua saúde.

 

 

Apoio:

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo