Dia C

No Dia C, especialistas e público debatem os desafios para a sustentabilidade. Este mês decorre no dia 31 de Outubro, às 19.30.


O Dia C: Desafios para a sustentabilidade é um ciclo de conversas inspiradas nos objectivos para o desenvolvimento sustentável da ONU. Organizado pela Ciência Viva, o Dia C decorre das 19.30 às 21.00. Em cada sessão especialistas apresentam um tema actual, seguindo-se um debate com o público.

Entrada livre, inscrições aqui.

 


 

A observação e monitorização da terra a partir do espaço é útil para a gestão das actividades agrícolas e florestais; para a deteção de incêndios e outros desastres ambientais, meteorológicos, geofísicos ou mesmo de causas humanas; para avaliar a segurança marítima e apoio à navegação; para acompanhar o estado da atmosfera, incluindo fenómenos meteorológicos, níveis de poluição e evolução das alterações climáticas.

A monitorização da terra permite identificar a adequabilidade de um local em terra ou no mar para instalar determinado serviço ou infra-estrutura, bem como avaliar a sua sustentabilidade: exploração de energia ou de minérios, estações de aquacultura, zonas florestais, determinado tipo de culturas. Permite depois acompanhar estes locais e fazer previsões sobre a sua evolução, avaliar os efeitos destas atividades nos ecossistemas e auxiliar as intervenções que forem necessárias.

 

Oradores:

Marcos Mateus

 

 

Biólogo marinho, é professor assistente de Modelação Ambiental no Instituto Superior Técnico - UL e investigador no MARETEC, também do IST-UL.

 

Tiago Hormigo

tiago

  

Licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico, e mestre também em Engenharia Aeroespacial, pela Universidade Técnica de Delft (Holanda). Fundador e gestor da Spin.Works. 

 

 


 

DIA C: próxima edição

 

30 de Novembro | Combater as alterações climáticas: a economia de baixo carbono

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo